Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP participa do processo de restauração em Passagem de Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

pacinho.jpgA Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) através do projeto Cantaria participa do processo de restauração do “Pacinho”, considerado um dos acervos históricos mais importantes da cultura mineira.

Localizado em Passagem de Mariana, a pequena capela, onde é realizado o Sermão do Encontro durante a Semana Santa, estava com a estrutura comprometida, o telhado todo danificado, as paredes laterais perdendo parte do reboco e a fiação antiga e desgastada.

A UFOP participa através da disponibilização de uma cruz e duas pinhas, peças de cantaria de autoria do canteiro Francisco Bárbara de Oliveira do projeto Pesquisa Educação e Restauração da Cantaria em Ouro Preto do Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN). Estas peças de cantaria irão substituir as antigas de alvenaria.

Cantaria é um projeto de extensão que deu origem aos demais que estão inseridos no programa proposto "Patrimônio Material e Imaterial". Começou com a preocupação de resgatar o ofício de cantaria, foi acrescentando a educação patrimônio com apoio dos projetos de implantação de bibliotecas e introdução a arte para crianças.

Atualmente, conta com apoio de alunos e professores de diversas áreas da UFOP além do apoio de outras entidades de Ouro Preto como IPHAN e até mesmo a UNICAMP. Contempla projetos nas áreas de extensão e pesquisa. Foi iniciado em 2000, e é coordenado pelo professor Carlos Alberto Pereira do DEMIN.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.