Ir para o conteúdo

UFOP passa a integrar Sistema Universidade Aberta do SUS

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

A UFOP passou a integrar a Rede do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), projeto que conta com a participação de instituições públicas de ensino superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação, para ofertar, na modalidade a distância, cursos de capatacitação para os profissionais de saúde.
 
A UFOP aderiu ao processo e passou a participar da Rede após chamamento público, seguindo critérios como infraestrutura, capacidade de colaboração, inovação e uso de metodologias ativas de aprendizagem. Na quinta-feira, 29 de maio, foi realizada, no Ministério da Saúde, a primeira reunião com os novos membros da Rede UNA-SUS, composta agora por 36 universidades.

O representante institucional da UFOP junto à UNA-SUS e professor da Escola de Medicina, Leonardo Savassi, explica que a construção dos cursos é feita pelas universidades, geralmente de maneira conjunta, com módulos ofertados nos formatos auto-instrucional, extensão, atualização, aperfeiçoamento e especialização.

De acordo com Savassi, a entrada da UFOP na rede gera diversos benefícios para a instituição: "Isso pode se refletir também em apoio institucional do Ministério da Saúde para a ampliação do leque de ofertas e expansão tecnológica. Assim, abrimos oportunidades de capacitação e estruturação de uma equipe responsável por fazer a produção institucional de material educativo sob a perspectiva teórico-metodológica da educação a distância, com produção de material de Educação Permanente voltada para os profissionais do SUS, o que amplia nossa capacidade de integração ensino-serviço”, conclui.

desconhecido.jpeg
Primeira reunião da UNA-SUS com os membros novatos da Rede - crédito: ASCOM/Secretaria Executiva UNA-SUS