Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP prepara edital para reestruturação do Remop

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Nas próximas semanas, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abre edital de licitação para dar continuidade ao processo de readequação do Restaurante da Escola de Minas de Ouro Preto (Remop), localizado no Centro Histórico. O Restaurante Universitário passará por reformas que visam à adequação de seu espaço físico e estrutura, a fim de garantir a segurança dos usuários e a qualidade do atendimento.

As atividades do Remop eram desenvolvidas no prédio do Centro Acadêmico da Escola de Minas (Caem) desde 1959, e o espaço passou por diversas intervenções pontuais de manutenção ao longo dos anos. O Restaurante foi desativado em dezembro de 2010, após apresentação de relatórios da Coordenação do Restaurante Universitário, da Área de Saúde Ocupacional e da Prefeitura do Campus (Precam). A decisão de suspender temporariamente as atividades teve como principal objetivo realizar intervenções necessárias às exigências de órgãos reguladores, como a Anvisa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho.

O arquiteto Edmundo Dantas, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão de Projetos (CPGP) da UFOP, explicou que, nos últimos dois meses, foram executados no local trabalhos técnicos de elaboração do projeto de reestruturação. Também durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana de 2011 o espaço foi utilizado pela Universidade.

Segundo o coordenador de Planejamento e Gestão de Projetos da UFOP, o engenheiro civil Aldo César Andrade D’Angelo, o projeto de adequação do Remop já era uma demanda antiga da Universidade: “ao longo de anos foram feitas manutenções isoladas, mas a decisão de suspender as atividades foi fundamental para conseguirmos efetivar as mudanças e atender a todas as demandas de segurança e qualidade dos alimentos”.

O arquiteto responsável pelo projeto, Hugo Godinho, reforça a preocupação com o melhor atendimento dos usuários: “Desenvolvemos um projeto com a estrutura adequada ao funcionamento de um restaurante, levando em conta as características do prédio histórico, que tem paredes feitas de pedra. Pensamos na melhor forma de adequar o espaço à circulação de pessoas e na facilidade de manutenção”, explica.

O novo Remop terá também um projeto de acessibilidade, com a construção de rampas de acesso a portadores de necessidades especiais e banheiros adequados a cadeirantes. Além disso, os materiais da obra serão escolhidos a fim de garantir a durabilidade, a funcionalidade e a facilidade de manutenção e limpeza de todas as áreas. 

Com a abertura do edital de licitação nas próximas semanas, a estimativa é de que as obras comecem em fevereiro de 2012, e que o Restaurante esteja aberto ao público no segundo semestre do próximo ano. O novo projeto do Remop prevê o atendimento de 750 refeições diárias, com parte da produção de alimentos sendo realizada no Restaurante do campus Morro do Cruzeiro.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.