Ir para o conteúdo

UFOP promove coletivas de lançamento do Festival de Inverno em Ouro Preto e Belo Horizonte

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2012 foi lançado na cidade de Ouro Preto na segunda-feira, 18 de junho, em coletiva realizada no Espaço Cultural Fiemg, com a presença de autoridades, dos curadores do Festival e do Reitor da UFOP, prof. João Luiz Martins, além do Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, e representantes da Prefeitura Municipal de Mariana.

Na terça-feira, 19 de junho, foi a vez de Belo Horizonte receber curadores e coordenadores do Festival de Inverno para a coletiva de lançamento, realizada no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade

Este ano o tema do Festival faz uma homenagem ao conjunto de países da América Central e do Sul, com o tema “LATINOAMÉRICA - ¿Libertas, Libertad, Liberdade?”. De 08 a 22 de julho, as duas cidades históricas de Minas Gerais devem atrair juntas aproximadamente 250 mil pessoas para participarem de mais de 123 atrações, nas curadorias de Artes Cênicas, Artes Visuais, Artes PLásticas, Literatura, Música, Patrimônio e Infantojuvenil.

festival_capa.jpg


Indentidade visual do Festival de Inverno 2012 baseada na obra "Pipas" de Jorge Fonseca. Foto de Adriana Moura.


Em sua fala, o reitor da UFOP, professor João Luiz Martins, destacou que o sentimento de liberdade faz parte da história do Festival e que a reflexão acerca do tema faz todo sentido no contexto de Ouro Preto e da América Latina: "Cultura, Arte e Patrimônio unem esses países, e a noção de liberdade vem ao encontro da arte". O evento busca apresentar um recorte das manifestações culturais dos países que compõem a América Latina, colonizados nos séculos XV e XVI. Por meio de reflexões que incluem conceitos de identidades resultantes de todo um processo histórico, tais manifestações foram e são fontes ricas de inspiração para a arte. Exposições, filmes, peças teatrais, oficinas, shows e espetáculos repercutem os movimentos artísticos, sociais, econômicos e políticos do continente latino-americano, focados na visão da extensão universitária.

Ao todo, mais de 46 eventos de artes cênicas e 49 de música compõem a programação. Entre os principais destaques estão Varasanta e Worcenter - dois importantes grupos internacionais na área de artes cênicas -, o premiado espetáculo Romeu e Julieta, do grupo Galpão, Leoni, Velha Guarda da Portela e Marcel Powell. O público poderá conferir também 13 dias de sessões de filmes, oito propostas de exposições na área de artes plásticas e mais sete propostas para atender ao público infantojuvenil, todos gratuitos. Além disso, estão programadas 43 oficinas, abrangendo diversas atividades, com o preço máximo de R$ 30.


Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.