Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP quer integrar a Rede de Cinemas Digitais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Elisa Siqueira

cinemadigitalrnp_richarddias_2195.jpgA comissão de avaliação técnica do projeto Cinemas em Rede visitou o Cine Vila Rica, nessa quinta-feira (26), para analisar se o cinema gerenciado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) poderá integrar o projeto. A Rede de Cinemas Digitais tem por objetivo explorar as possibilidades geradas pela internet. Para isso, a RNP desenvolveu um software que permite a aplicação de um gerenciamento de programação e a aplicação de uma plataforma de intercâmbio.  

O projeto de implementação do cinema digital é uma ação conjunta entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O gerente de Relacionamento em Cultura e Humanidades do RNP, Alvaro Malaguti, explicou que é um projeto de constituição de uma rede desenvolvido para salas de cinemas universitárias, além do cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Pernambuco.

A equipe visita os cinemas interessados na parceria com o projeto para observar três pontos. Primeiramente, é feito um levantamento das condições estruturais das salas de cinema. Constata-se, também, se as salas estão em funcionamento e a programação. Por último, a análise dos equipamentos, o projetor de imagens deve ser Full HD com resolução 5.1 canais.

A adequação dos cinemas analógicos para digital é uma necessidade de todos os cinemas do País, pois, a partir de 2014, as produtoras de cinema não produzirão mais conteúdos analógicos. A proposta da RNP é criar soluções para a digitalização da produção cinematográfica dos cinemas públicos, que ficaram de fora do programa de financiamento do governo federal, restrito às salas comerciais.

Segundo o arquiteto da Cinemateca Brasileira, Osvaldo Emery, o Cine Vila Rica tem condições de implantar o projeto, mas “são necessárias adaptações sonoras, arquitetônicas e a renovação de alguns equipamentos”. O coordenador do cinema ouro-pretano, Uziel Rozenwajn, aponta que as mudanças na estrutura física do prédio, na acústica e a substituição dos equipamentos antigos irão melhor as condições de projeção. O projeto da RNP facilitará a captação de conteúdo e proporcionará um serviço de mais qualidade ao público.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.