Ir para o conteúdo

UFOP realiza fiscalização em repúblicas federais durante o Carnaval

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A fim de verificar o cumprimento da Resolução CUNI nº 1.150, que define as normas de uso das moradias estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) durante o Carnaval, a Pró-reitoria de Administração (Proad) realizou vistoria em dez repúblicas federais. As casas, escolhidas aleatoriamente, receberam a visita do Pró-reitor de Administração, André Luis dos Santos Lana, acompanhado de testemunhas que pudessem confirmar as informações apuradas.

A averiguação foi realizada nas repúblicas UPA, Peripatus, Palmares, Toka, Jardim Zoológico, Pif-Paf, Verdes-Mares, Cassino, Adega e Canaan. Com essa distribuição, foi possível ter uma amostra das práticas relacionadas com as casas durante os festejos, tanto no centro histórico de Ouro Preto quanto nas moradias situadas no Campus Morro do Cruzeiro.

Com base no planejamento apresentado previamente à UFOP, foi verificado que todas as repúblicas visitadas cumpriram as normas estabelecidas. Entre os quesitos fiscalizados estavam a verificação do tipo de atividade realizada (festa, hospedagem ou ambas), o número de pessoas presentes e a validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Também foram avaliadas as orientações da vigilância sanitária, a capacidade de ocupação do imóvel e o cumprimento de normas de segurança e combate a incêndio e pânico.

Durante a visita, também foram realizados contatos com hóspedes para comprovação do cumprimento das cobranças e condições de hospedagem, de acordo com autorização emitida pela UFOP para ocupação das repúblicas durante o Carnaval.

A República Adega, que havia anunciado que não estaria envolvida nas atividades do Carnaval, também foi visitada e, in loco, foi comprovada a presença apenas de moradores, ex-moradores e alguns familiares.

Para André Lana, chamou a atenção o nível de organização e os cuidados com a higiene e com as moradias, já que “todas as repúblicas visitadas se encontravam muito organizadas, limpas e tranquilas”. “Os visitantes estavam devidamente identificados e orientados. Fui muito bem recebido em todas as repúblicas”, declarou o pró-reitor.

De acordo com a resolução do Conselho Universitário, as repúblicas que receberam visitantes deverão apresentar prestação de contas dos recursos apurados durante os festejos e do seu uso na manutenção e conservação dos imóveis, recolhendo ao caixa único da União o montante não utilizado. De acordo com o reitor da UFOP, Prof. João Luiz Martins, “esse procedimento caracteriza uma demonstração de transparência na utilização das residências”.