Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP recebe congresso que discute a história da educação em Minas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Mafia

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, recebe o VII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais (Copehe). A programação conta com alguns destaques, como a conferência de abertura com a presença do professor alemão Hans Ulrich Gumbrecht e o lançamento de livros.

O Departamento de Educação da UFOP possui um grupo de pesquisa na área, vinculado ao CNPq, e o Programa de Pós-graduação em Educação que vem consolidando estudos sobre o assunto.
 
 
EDUCAÇÃO NO BRASIL - Professora da UFOP e pesquisadora da área de História da Educação, Rosana Areal, é uma das organizadoras do congresso. Segundo ela, o livro “Entre o Seminário e o Grupo Escolar: a história da educação em Mariana - séculos XVIII a XX”, que será lançado durante o evento, “conta com a colaboração de alunos da UFOP e pesquisadores daqui e de outras instituições. Ele está estruturado no sentido de fornecer um panorama sobre a história da educação em Mariana e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos sobre o tema.”

A sociedade se configurou de maneira a fazer da escola uma instituição naturalizada. Os demais setores se organizam em torno do calendário escolar, como a indústria do turismo e do lazer. Sobre a importância de pesquisar sobre a história da educação, Rosana afirma que “compreender como a educação no Brasil chegou até esse patamar é importante para entendermos porque a escola é assim nos dias de hoje. É fato que a educação no Brasil precisa melhorar muito. Mas é importante lembrar que nós já evoluímos bastante”.

Rosana ainda destaca a importância de valorizar a trajetória local. “Dentro da história da educação existe a possibilidade de você resgatar a história e a memória local. Só é possível entender o presente conhecendo o passado.”
 
 
O CONGRESSO - O Copehe está na sua 7ª edição e busca compreender sobre a educação em Minas Gerais. Com caráter itinerante, o evento é organizado de dois em dois anos, por diferentes instituições mineiras. As pesquisas na área buscam provocar reflexão sobre os sujeitos, a formação docente, as instituições e as práticas que compõem o processo educativo. Além disso, Rosana destaca que o encontro contempla pesquisas de vários níveis acadêmicos. “Nesta edição, o Copehe congrega palestrantes de renome internacional, além de alunos da iniciação científica. O contato entre pesquisadores de níveis de experiência diferenciados é muito rico e proveitoso.”

Outras informações no site do evento: www.7copehe.ufop.br.
 
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.