Criado por Administrator em qua, 24/07/2013 - 14:17
O Laboratório para Modelagem e Simulação do Sistema Terrestre - TerraLAB, do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto, recebeu, neste mês, quatro estagiários da Universidade de Oxford, Inglaterra. O grupo é formado por uma estudante de doutorado em Geografia e Meio Ambiente, um mestrando em Estatística, uma formanda do Curso de Matemática e um estudante do terceiro período de Ciência da Computação.
O Chefe do Departamento, professor Ricardo Rabelo, disse que o intercâmbio é possível graças ao credenciamento junto ao Oxford University Internship Programme, no início deste ano. Ele explicou que a instituição internacional faz parcerias com universidades e laboratórios que possuem reconhecida experiência e produção.
“O TerraLab passou por uma rigorosa avaliação e provou que tem um ambiente adequado e projetos maduros que permitem consolidar a formação dos alunos de mestrado e doutorado de Oxford. Essa parceria comprova a qualidade de produção e diferencial do Curso de Computação da UFOP”, ressalta Ricardo.
O professor comentou que os estagiários mostraram interesse pelos sistemas de computação desenvolvidos pelo laboratório. Entre eles estão o simulador de fenômenos ambientais TerraME e os modelos computacionais, que são capazes de reproduzir processos envolvendo interações entre a sociedade e a natureza.