Criado por Administrator em seg, 01/07/2013 - 11:43

O Centro de Mediação e Cidadania da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) promoveu, nos dias 28 e 29 de junho, o I Congresso Brasileiro de Mediação Extrajudicial, no Auditório da Escola de Farmácia. O evento abordou os mais variados aspectos envolvidos na mediação, sob a perspectiva de profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento para a realização do trabalho pelo mediador.
A vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes ressaltou a importância do evento para a Universidade, “Esse congresso possibilita trazer a temática de como pensar na área da mediação extrajudicial e, ao mesmo tempo, conta com essa grande presença de alunos que estão em formação profissional. É um evento importante, pois aborda algumas questões do campo do direito voltadas para os problemas sociais”.
“O objetivo principal do congresso é ensinar e saber um pouco mais sobre a mediação”, explica a organizadora Renata Christina Vieira Maia. “O congresso com certeza traz benefícios para a UFOP, pois há mais de 20 anos não se ouve falar sobre mediação. Agora, retomamos o assunto e auxiliar na capacitação dos novos mediadores O Judiciário não tem interesse no assunto, mas é a mediação que possibilita fazer com que as próprias partes envolvidas no caso cheguem a um mesmo denominador comum. Esse é o lado bom da mediação”, destaca Renata Christiana.
Entre os participantes presentes, a aluna Isabela Cassiano, do 4º período de Direito da UFOP, diz que o seu interesse no Congresso é a oportunidade de se atualizar, estar por dentro dos caminhos da mediação, além de ter a possibilidade de abranger o seu campo de trabalho especializado. Bruno Vasconcelos, 9º período de Direito da UFOP, ressalta que a mediação é uma das formas alternativas de solução de conflitos e pode desobstruir a forma judicial. “O meu objetivo principal em participar do evento é poder ouvir a gama de palestrantes gabaritados, importantes na área e de alto nível técnico que irão discutir e levantar questões relevantes para o conhecimento”.
A abertura do congresso contou a presença da vice-reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, Professora Doutora Célia Maria Fernandes Nunes, da Organizadora do congresso, Professora Renata Christiana Vieira Maia, do Tesoureiro da OAB de Minas Gerias, Antônio Fabrício de Matos Matos Gonçalvez e do diretor do Departamento de Direito da UFOP, Bruno Camilloto Arantes.