Ir para o conteúdo

UFOP recebe menção honrosa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Júlia Mara Cunha

Na Reunião Técnica de Avaliação da Atuação da Rede-IPFES, em 2013, universidades e institutos federais que compõem a Rede Nacional de Instituições Públicas Federais de Educação Superior receberam placas de Menção Honrosa, entregues pelo gestor de Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Dênio Menezes da Silva.  

O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, em Aracaju, no dia 30 de novembro. A UFOP foi representada pela coordenadora da equipe, Mariza Aparecida Costa Pena, que ressalta ser importante para a Universidade estar inserida nesse processo, já que é uma forma de acompanhar, colaborar e atuar na seleção de ingressos nos cursos de graduação. 

Mariza explica que a adesão à Rede foi devido à nova forma de seleção de estudantes, com a utilização das notas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e por ter preocupação com a segurança e a qualidade no processo seletivo. 

Outra atribuição desse acordo é a participação na elaboração de questões nas áreas de Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens para o Banco Nacional de Itens nas provas de avaliação do Inep. 

A UFOP faz parte da Rede desde 2011 e tem na equipe o professor Aureliano Claret da Cunha e os técnicos-administrativos Dary José França, Dirlene Azevedo Gomes e Marisa Marotta Rezende.  

Rede A Rede Nacional de Instituições Públicas Federais de Educação Superior é composta por servidores do Inep e por representantes das instituições públicas federais de ensino superior.  Os integrantes da Rede participam, em caráter eventual, das atividades de supervisão, acompanhamento, monitoramento e consolidação dos dados obtidos das observações dos processos de aplicação das avaliações e exames, voltados à formulação de políticas e planos de ações de desenvolvimento da educação básica, além do trabalho de capacitação e visita para verificar a infraestrutura dos locais de prova. 

Em fevereiro de 2014, haverá nova chamada pública para os interessados em participar como agentes da Rede.