Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP recebe universidades americanas a fim de incentivar mobilidade internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
1233324_480997661997197_702372093_n.jpg
Fernanda Marques

Almejando firmar uma parceria com as Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCU), a Universidade Federal de Ouro Preto recebeu, na manhã desta quinta-feira, 22, uma delegação composta por representantes dessas universidades. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Engenharia Geológica (Degeo), no campus Morro do Cruzeiro.

O encontro contou com a participação do reitor da Universidade, Marcone Jamilson, da Cônsul dos Estados Unidos da América para Minas Gerais, Sra. Merry Miller e do representante da Education USA no Brasil, Bruno Betat, além da presença de alunos e professores da UFOP. O evento foi mediado pelo coordenador da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint), Luiz Albuquerque.

O reitor Marcone Jamilson inicialmente contou um pouco da história na Federal de Ouro Preto, ressaltando também o valor da oportunidade para os alunos da UFOP e das HBCU de ingressar em uma mobilidade para ambos os países. ''O incentivo é bom para que os alunos tenham um leque maior de oportunidades para acrescentar à sua formação e se qualificarem, adquirindo experiências em outros países”.

Meldon S. Hollis, diretor da White House Initiative en Historically Black Colleges and Universities, falou um pouco sobre as HBCU, que foram criadas nos Estados Unidos antes de 1964, período em que a população negra era excluída dos sistemas de ensino americano, com a missão histórica e contemporânea de educar negros. Hollis reforçou que atualmente as Universidades são abertas a indivíduos de todas as etnias e afirmou também a importância de se receber alunos brasileiros. ''Temos 40 universidades públicas que participam das HBCU, queremos firmar essa parceria e receber brasileiros. A cultura americana tem muito para compartilhar com esses alunos''.

O grupo de representantes das universidades, além de fazer um breve histórico e exaltar as principais linhas de pesquisa e atrativos de cada instituição conveniada, convidou os alunos da UFOP a participarem de suas atividades. Estavam presentes membros das universidades  Alabama State University, Dillard University, Drake State Community and Technical College, Jackson State University, North Carolina A&T University, Southern University, NAFEO (National Association for Equal Opportunity in Higher Education).
 
Foto: Isadora Faria 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.