Ir para o conteúdo

UFOP representada na posse da diretoria do Instituto Brasileiro de Museus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Nesta segunda-feira, 11 de maio, a partir das 17h, acontece a posse da diretoria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A cerimônia, que acontece no Palácio do Itamaraty, terá a presença do presidente da República, Lula da Silva, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e de autoridades do setor museológico e da área cultural.

O Ibram, a mais nova autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, coordenará as ações da Política Nacional de Museus e promoverá melhorias na gestão do setor museológico brasileiro. Além disso, o órgão iniciará um diálogo entre a área de museus e as artes visuais e criará instituições em municípios de pequeno porte, favelas, áreas quilombolas e indígenas.

Com apoio do setor, o projeto do instituto surgiu em 2003 com o objetivo de pensar numa estrutura capaz de gerir políticas públicas na área de museus. O Ibram sucederá o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estará representada pelo Prof. Gilson Nunes, Chefe do Departamento de Museologia e Coordenador do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP. O prof. Gilson também representa na solenidade os museus da cidade já que coordena o Sistema de Museus de Ouro Preto.

No dia 12 haverá uma reunião de trabalho da nova diretoria do Ibram com os representantes dos sistemas de museus e autoridades da área museológica.

A solenidade será transmitida ao vivo pela TV NBR.