Criado por Administrator em qua, 18/09/2013 - 14:36
Tamara Pinho e Brunello Amorim
A professora de Ciências Biológicas Gabriela Guerra Leal de Souza e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto se destacaram no XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. As atividades aconteceram entre os dias 11 e 14 de setembro, na Universidade Federal de Minas Gerais.
Professora Gabriela é doutora em Fisiologia e no evento coordenou o simpósio Psicofisiologia da Emoção. Em suas linhas de pesquisa, entre outros, há o estudo da psicofisiologia do transtorno do estresse pós-traumático. Nessa área é debatida a desregulação emocional patológica, como resultado de sequelas físicas e mentais sofridas em eventos traumáticos violentos.
“Existem poucos grupos na UFOP que desenvolvem pesquisas sobre o tema, e a oportunidade de expor o que está sendo feito na Universidade é muito importante para a divulgação dos projetos”, explica a professora.
Dois alunos da Federal de Ouro Preto, orientados pela professora Gabriela, receberam menção honrosa por pôsteres apresentados no Congresso. A mestranda em Saúde e Nutrição Nayara Mussi apresentou o estudo “Idade, obesidade, corporal e pressão arterial elevada estão associadas às alterações na variabilidade da frequência cardíaca em trabalhadores de turno”.
Já o graduando em Medicina Breno Bernardes foi indicado pelo trabalho “Associação do tempo de trabalho em turno com obesidade corporal, glicemia em jejum, pressão arterial e componentes simpático e parassimpáticos da variabilidade da frequência cardíaca”.