Ir para o conteúdo

UFOP se mobiliza para debater cenário de incertezas orçamentárias

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A administração da UFOP vem se mobilizando para manter a comunidade informada a respeito das decisões e ações que vem implantando em resposta ao forte contingenciamento de recursos orçamentários imposto pelo Governo Federal e aos possíveis cenários de corte no orçamento das universidades.

Nessa perspectiva, a equipe se mobilizou ontem, 19, para participar de todas as ações da quinta edição do projeto Sou Mais Juventude, com o tema Orçamentos das Universidades e Impactos nas Políticas de Juventudes na UFOP. Essa foi mais uma oportunidade para expor à comunidade da UFOP, sobretudo os estudantes, as medidas de gerenciamento da Instituição nesse período de incertezas orçamentárias.

Para o reitor Marcone Jamílson, tais iniciativas refletem o compromisso da atual gestão com o diálogo e a transparência com a comunidade acadêmica, na expectativa de manter um debate contínuo e construtivo sobre os desafios e perspectivas do atual contexto.

Já na mesa de abertura, o professor Marcone reafirmou a disposição e o esforço de manter o funcionamento mais próximo da normalidade, priorizando o pagamento das bolsas estudantis e das empresas terceirizadas, responsáveis pelos serviços de limpeza e conservação, transporte e vigilância, além da operação em setores onde a presença de seus trabalhadores contratados é maciça, como o sistema de produção dos restaurantes universitários.

Reitor Marcone Jamílson e a vice-reitora Célia Maria (ao centro) participam da certimônia de abertura do evento. Foto: Carol Vieira

 

 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - Também foi relatada aos presentes a evolução da política de assistência estudantil na UFOP e as ações para manter o nível de atendimento mesmo diante das mudanças no orçamento. Quanto ao aspecto orçamentário, foram apresentados detalhes da situação atual e as estratégias adotadas para priorizar a manutenção e o funcionamento da Instituição sem perdas na qualidade de suas atividades primordiais.



Pró-reitores Rafael Magdalena (Prace) e  Rodrigo Bianchi (Proplad) participam de mesa

mediada pelo professor Gilson Nunes. Foto: Carol Vieira

 

Em resposta a demandas surgidas na comunidade, a equipe se mobilizou para participar de mesas em que se debateram os temas transporte, alimentação, xerox, segurança e políticas de assistência estudantil na Universidade.

A participação da equipe no evento integra uma estratégia mais ampla da Reitoria visando informar a situação de contingenciamento orçamentário à comunidade e apresentar ações em resposta a esse delicado momento. Medidas da mesma natureza têm sido conduzidas desde 2014, como reuniões com diretores de unidades acadêmicas e participação em reuniões internas dos conselhos departamentais e superiores da UFOP.

Assista aqui a reportagem da TV UFOP

 

Veja também mais fotos do evento