Criado por Administrator em seg, 14/02/2011 - 13:34
Mais de 70 instituições de ensino superior brasileiras já participam do projeto AeroDesign e a UFOP está se preparando para sua estréia na próxima disputa, que ocorrerá de 20 a 23 de outubro deste ano. Trata-se de uma competição de Engenharia Aeronáutica organizada pela SAE Brasil, na qual estudantes de engenharia devem projetar e construir uma aeronave rádio-controlada usando as mesmas técnicas de projeto de um avião de verdade. O objetivo é que a aeronave seja o mais leve possível e ao mesmo tempo consiga transportar o máximo de carga.
Para que a equipe ouropretana esteja bem preparada, essa semana os alunos envolvidos farão um curso de Introdução ao Projeto de Aeronaves. O curso será ministrado pelo professor Luiz Eduardo Miranda, do Instituto Federal de São Paulo (campus Salto), que é referência para os participantes dessa competição, uma vez que tem bibliografia reconhecida sobre o tema (quase não há livros de Engenharia Aeronáutica em língua portuguesa). Esse curso foi ministrado em Salto-SP entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, reunindo quase 100 estudantes de todo o Brasil. O curso, que já está com as inscrições encerradas, acontece de 14 a 18 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola de Minas, campus Morro do Cruzeiro, sala 05.
O projeto AeroDesign começou em 1999. Na sua 12ª edição, no ano passado, reuniu mais de 1.300 estudantes distribuídos em 96 equipes do Brasil, EUA, Índia, México e Venezuela, na cidade de São José dos Campos-SP. O projeto teórico da aeronave é avaliado por uma banca de juízes, composta por engenheiros da Embraer. Em seguida, a aeronave é colocada à prova no aeroporto do Centro Técnico Aeroespacial – CTA. Os três primeiros colocados na competição são convidados a representar o Brasil na competição internacional nos EUA.