Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP sedia eventos internacionais de Redução e Minério de Ferro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Simpósio de Minério de Ferro promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) voltará a Ouro Preto (MG), após duas edições de muito sucesso no Nordeste (Salvador em 2007 e São Luiz do Maranhão em 2008). Ele será realizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP, de 22 a 26 de novembro, em paralelo e complementarmente ao 39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e ao 3º Painel sobre a Indústria do Gusa - Produtores Independentes 

Em sua 10ª edição, o Simpósio está cada vez mais fortalecido e reconhecido pela comunidade mínero-siderúrgica como um dos principais fóruns de discussão sobre os aspectos técnicos, científicos, econômicos e ambientais da produção de minério de ferro, importante matéria-prima de toda cadeia siderúrgica.

Para a coordenadora da comissão organizadora do Simpósio, Vânia Lúcia de Lima Andrade (Vale), a escolha do tema central ‘Inovação Tecnológica e os Paradigmas da Siderurgia e Mineração’ é pertinente ao momento atual da economia. “Nossos desafios nunca foram tão grandes”, diz ela. “Não basta ter recursos financeiros, é preciso empregá-los de maneira cada vez mais inteligente. Não basta ter recursos humanos motivados e preparados, é indispensável que eles se aprimorem a cada dia. Não basta ter a melhor tecnologia, é necessário que esta evolua constantemente em eficácia e eficiência. Não basta fazer mais do mesmo, temos que ser diferentes e melhores”. 

Segundo ela, participar de eventos como estes promovidos pela ABM é estar alinhado com as necessidades estratégicas de eficiência e diferenciação. “No cenário atual, o sucesso das empresas competitivas modernas depende, em grande medida, da forma como estas produzem, absorvem e utilizam o conhecimento científico e as inovações tecnológicas”, complementa ela. 

Coordenador do 39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas, José Henrique Noldin Jr (Tecno-Logos), acredita que as contribuições técnicas, palestras especiais e cursos previstos na programação darão aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre os principais desenvolvimentos na área, nas organizações e no meio acadêmico, e sobre as práticas operacionais benchmarking de empresas inovadoras. “Enfim, nossa expectativa é de um evento que mostrará ao público o estado da arte dos assuntos correlatos a todas as áreas de redução de minério de ferro, mais uma vez evidenciando a vocação e o papel de destaque do Brasil como player siderúrgico mundial”. 

Entre os destaques da programação, o engenheiro cita a realização do ‘3º Painel sobre a Indústria do Gusa – Produtores Independentes’. “Definitivamente, esse evento aproximou a ABM deste importante setor da siderurgia nacional, que foi o primeiro afetado pela retração do mercado siderúrgico, observada no final de 2008”. 


Conheça mais detalhes da programação no site
http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/reducaoetecnologia/2009/   

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.