Criado por Administrator em seg, 31/03/2014 - 15:13
Tamara Pinho
Na manhã desta segunda-feira (31), as atividades do II Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição, do V Congresso Nacional de Alimentação e Nutrição e do I Seminário Interestadual e Intersetorial do CECANE/UFOP tiveram inicio com a palestra "Saúde, Nutrição e Tecnologia: desafios para o século XXI". A palestrante Patrícia Jaime, representante da coordenação-geral de Alimentação e Nutrição: CGAN, do Ministério da Saúde, destacou conceitos de nutrição e a importância de aliar os conceitos e pesquisas obtidos teoricamente com a vida real das pessoas.
Para a vice-reitora da UFOP, Célia Maria Fernandes Nunes, sediar esses eventos, além de ser uma honra para a universidade, é uma forma de fortalecer os cursos dessa área, ofertados pela Universidade, que são o curso de Nutrição e Ciência e Tecnologia de Alimentos. "Outro ponto importante dos eventos é a temática escolhida que está relacionado com a saúde e a tecnologia e isso traz a discussão sobre quais são os desafios contemporâneos que estamos enfrentando e como isso se organiza e se complementa no contexto atual", completa.
Durante abertura dos Congressos foi destacada a evolução da nutrição no País e, principalmente, em Minas Gerais nos últimos anos. Josefina Bressan, presidente de honra do evento e professora da Universidade Federal de Viçosa, contou que fez parte dessa trajetória. "A nutrição faz parte da minha vida, vivi a nutrição em Minas e no Brasil, vi a evolução da área e dos profissionais. Antes, dependíamos do conselho de nutrição do Rio de Janeiro e, hoje, já temos o nosso próprio conselho no estado".
O presidente do Conselho Federal de Nutrição, Élido Bonomo, frisou a importância de debates como esse para buscar melhores indicadores sociais no País. "É preciso evoluir a ciência, mas evoluir eticamente também. O conhecimento obtido, aliado as ações políticas nutricionais, é a forma de melhorar indicadores e de aliar a pesquisa com a prática cotidiana".
Os congressos acontecem até a próxima sexta-feira (4). A vice-presidente da comissão organizadora, Claúdia Marliéri, diz que o congresso já superou todas as expectativas logo na primeira manhã. "Como foi notado, o auditório está bem cheio, temos aqui presente profissionais de outras universidades, como também alunos e ex-alunos. O Congresso está além do que a gente esperava em termos de número de participantes".



Ouvidoria




