Criado por Administrator em qua, 18/09/2013 - 17:05

A Universidade Federal de Ouro Preto recebe, entre os dias 24 e 28 de setembro, o GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. O evento é realizado pela UFOP em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, e conta com o apoio da Geopark Quadrilátero Ferrífero.
O objetivo é discutir temas relativos ao patrimônio geológico natural, construído e mineiro, segundo as vertentes da geoconservação, do ensino, da sustentabilidade e de projetos geoturísticos. Participarão profissionais da área, representantes do Ministério Público Federal e Estadual, dentre outros convidados. A programação conta com palestras, excursões e com o “I Workshop de Patrimônio Geológico Construído”.
O presidente do Simpósio, professor Paulo de Tarso Amorim Castro, do Departamento de Geologia da UFOP, explica que o patrimônio geológico está presente na região, sendo que a origem de Ouro Preto e das primeiras vilas de Minas Gerais é ligada à mineração. "Há registros dessa atividade no núcleo urbano de Ouro Preto e ao longo das serras de seu entorno. Aqui temos a diversidade de formas únicas de relevo e de rochas”, ressalta.
A aluna do 4º período de Engenharia Geológica Bárbara Zambelli apresentará, no evento, um trabalho sobre geoturismo. “Esse simpósio engloba geoturismo e geoconservação, que são as formas mais limpas de se trabalhar com a geologia. Você transforma o patrimônio natural em conhecimento, e também pode ajudar a fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional, oferecendo uma nova visão ao patrimônio geológico”.