Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP será responsável pela formação de professores do sul de Minas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A Universidade Federal de Ouro Preto será responsável pela formação de todos os professores do Sul de Minas Gerais e mais alguns do sudoeste mineiro. A afirmativa é da professora Gláucia Jorge, que integra a equipe do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP. 

Este processo faz parte da segunda etapa do Programa do Governo Federal, denominado Pró-Letramento. Entre 2010 e 2011 a Universidade formou quase 1.500 professores da região do Sul de Minas, com o objetivo de capacitar professores do ensino fundamental nas áreas de matemática/numeramento, alfabetização e linguagem.

A partir de dezembro terá início a segunda etapa do Pró-Letramento por meio de um Programa do Governo Federal que se constitui como uma Política Pública de Formação de Professores, denominado Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pacto). 

A finalidade deste projeto é que em até dez anos, todas as crianças do Brasil sejam alfabetizadas (inclusive em matemática), até seus oito anos de idade.

Tanto o Pró-Letramento quanto o Pacto são programas vinculados à Reitoria e efetivados pelo Centro de Educação Aberta e a Distância, por se tratar de formação a distância e pelo fato de o Cead possuir professores mestres e doutores nas áreas de alfabetização e letramento e também numeramento. Os coordenadores do Pacto são os professores Gláucia Jorge e Hércules Corrêa Toledo.

Apenas cinco Universidades Federais mineiras foram convidadas pelo Ministério da Educação a participar do Pacto, sendo a UFOP uma delas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.