Criado por Administrator em sex, 08/11/2013 - 15:58
Projeto foi aprovado pelo Codema e obras terão início após a liberação do alvará
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) construirá 15 moradias, o que representa a implantação de 294 novas vagas em repúblicas estudantis federais no bairro Vila Itacolomi (Bauxita), em Ouro Preto. Todo o projeto estrutural está pronto, a verba de R$6,5 milhões já está garantida pelo governo federal, e a empresa para execução dos trabalhos está licitada. Para o início das obras, faltava, ainda, o alvará de liberação, cuja expedição precisava passar pela aprovação do Conselho de Desenvolvimento Ambiental de Ouro Preto (Codema).
Nessa sexta-feira (8), o Codema realizou reunião extraordinária para avaliar a proposta da UFOP. Na oportunidade, o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor João Luiz Martins, e o prefeito universitário, Edmundo Dantas Gonçalves, apresentaram o planejamento englobando os projetos estrutural e arquitetônico, além do laudo técnico sobre os impactos socioambientais do empreendimento Após as considerações dos presentes, os conselheiros analisaram a iniciativa da UFOP, e o Codema aprovou por unanimidade a construção das novas moradias.
“Com a construção dessas novas casas, nós vamos conseguir minimizar um pouco o problema habitacional na cidade”, garante o reitor Marcone. “Trata-se, hoje, de um momento histórico para a nossa Universidade. Foi aprovado no Conselho de Desenvolvimento Ambiental, inclusive, o terreno para a construção das moradias. Isso significa um avanço para a UFOP e para Ouro Preto”, comemora.
O Conselho fez apenas duas recomendações: implantação de grupo de trabalho executivo para acompanhar o desenvolvimento do projeto e que seja promovida uma reunião com a comunidade para que sejam esclarecidas as dúvidas dos moradores. “Precisamos deixar claro que a Universidade tem interesse em dialogar e vai se reunir com a comunidade da região da Bauxita para detalhar como será o empreendimento”, completou o pró-reitor João Luiz Martins.
De acordo com o prefeito universitário, Edmundo Dantas Gonçalves, a empresa responsável pela execução dos trabalhos já está licitada e, assim que o alvará for expedido pela Prefeitura de Ouro Preto, as obras serão iniciadas. A previsão de construção de todo o empreendimento é de dois anos, sendo que a entrega das moradias será feita no decorrer desse período, conforme cada uma for concluída.
De acordo com o prefeito universitário, Edmundo Dantas Gonçalves, a empresa responsável pela execução dos trabalhos já está licitada e, assim que o alvará for expedido pela Prefeitura de Ouro Preto, as obras serão iniciadas. A previsão de construção de todo o empreendimento é de dois anos, sendo que a entrega das moradias será feita no decorrer desse período, conforme cada uma for concluída.
DIÁLOGO ABERTO - Marcelo Raimundo Assunção, vice-presidente da Associação de Moradores da Bauxita, ressaltou o constante aumento da interlocução da entidade com a UFOP e que a presença do reitor Marcone na reunião mostra o respeito e o empenho que a Universidade tem demonstrado com o Conselho e a população de Ouro Preto. “A grande questão levantada por nós, comunidade, é a relação nem sempre harmônica entre os ouro-pretanos e os estudantes, que também são moradores e fazem parte de nossa comunidade. Os dois grupos têm dinâmicas diferentes. A UFOP sempre esteve aberta ao diálogo, e esta reunião foi mais um exemplo.” O reitor Marcone esclareceu que outros temas também foram discutidos, como a poluição sonora provocada pelos estudantes. “A partir dessa reunião, assumimos um compromisso de intensificar a fiscalização nesse sentido”.
A reunião contou com a participação de representantes da UFOP, da Prefeitura de Ouro Preto, da Associação de Moradores da Vila Itacolomi, da Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (Famop), da Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop), da Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop), além dos conselheiros do Codema. Dezenas de estudantes também marcaram presença no encontro.