Criado por Administrator em seg, 09/09/2013 - 17:09
Fernanda Mafia
Com o objetivo de estreitar laços acadêmicos e de mobilidade internacional com a Universidade de Jáen, a UFOP recebeu nesta segunda-feira, 9 de setembro, o Diretor de Programas Internacionais e Mobilidade da Instituição, Sebastián Bruque Cámara. O professor se reuniu com os chefes de departamento dos cursos da Escola de Minas e visitou as dependências da Coordenadoria de Comunicação Institucional da UFOP.
A Universidade de Jaén já recebeu alunos da UFOP por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. Durante a visita, Sebastián Cámara mostrou-se interessado em ampliar a parceria, inclusive com oportunidades para docentes e intercâmbio de pesquisas. “A possibilidade de uma cooperação acadêmica é muito interessante, principalmente pelas semelhanças entre as universidades.”, esclarece. Assim como a UFOP, a Universidade de Jáen teve forte influência da atividade mineradora em sua origem, fato que gerou demanda por cursos de formação em engenharia.
É a primeira vez que a Universidade de Jáen busca esabelecer convênio com uma instituição de fora da Europa. Além disso, existe uma proposta efetivação do processo de duplo diploma entre as duas Instituições. “Nós da UFOP estamos orgulhosos pela escolha e por termos sido percebidos como uma universidade irmã em interesses acadêmicos”, ressaltou o coordenador da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) da UFOP, José Luiz Singi Albuquerque.

Na foto, o Diretor de Programas Internacionais e Mobilidade da Universidade de Jáen, Sebastián Bruque Cámara, e o Coordenador da Caint, Luiz Albuquerque.
Interessados em informações sobre convênios da UFOP com outras universidades podem acessar o site da Caint para mais informações: www.caint.ufop.br.