Criado por Administrator em seg, 19/08/2013 - 15:14
Fernanda Mafia
Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à educação e à pesquisa, a Universidade Federal de Ouro Preto recebe, no dia 24 de agosto, a Grande Medalha de Mérito Cultural da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB). A solenidade será no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Mariana, às 17h.
A homenagem faz parte das comemorações dos cinco anos da associação literária, localizada em Mariana. Além da UFOP, outras instituições e pessoas receberão o prêmio. As comemorações contam também com a apresentação Lítero-cultural da Academia Marianense Infantojuvenil de Letras, exposição dos Bonecos do Zé Pereira e a palestra Arte e Ciência no Uso da Voz, que será ministrada por Marzo Sette Torres.
Para o reitor Marcone Jamilson de Freitas “o prêmio demonstra o reconhecimento da atual UFOP nas diferentes áreas de sua visão, ou seja, ensino, pesquisa e extensão na comunidade em que está inserida. Demonstra assim que a Universidade vem cumprindo seu papel que é contribuir para a transformação cultural da comunidade”.
A entidade, sem fins lucrativos, foi criada em 2008, pela escritora e ex-aluna da UFOP, Andreia Donadon Leal. Os objetivos são difundir a cultura e o incentivo às letras e às artes. Andreia ressalta o apoio da universidade, que colabora na viabilização e infraestrutura de eventos, encontros e comemorações da entidade. Dentre outras atividades da ALACIB, está a realização de palestras, que têm grande participação dos alunos da UFOP, sobretudo das áreas de comunicação e letras.
Aluna de letras, Anna Carolina Land Corrêa relembra uma palestra em que participou com o jornalista Euclides Cunha. “O que eu gostei neste evento foi a multidisciplinaridade da apresentação, que uniu as áreas de jornalismo e letras, e comprovou que há espaço para as duas habilidades em um mesmo ambiente de trabalho”, conta. Além disso, ela acredita que iniciativas como essa contribuem na formação dos alunos, e conclui: “Foi um momento interessante para a troca de conhecimento.”