Ir para o conteúdo

Vida familiar e rotina são retratadas em leituras neste fim de semana em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Caroline Antunes 

Alunos e professor do curso de Artes Cênicas da UFOP apresentam Dramaturgia Leituras em Cena Ouro Preto, nesta sexta-feira, 25 de outubro, e sábado, 26 de outubro. As atividades ocorrem na sala 35 da Escola de Minas, na Praça Tiradentes, às 19h, e a entrada é gratuita.  

"Amores Surdos" retrata o drama de muitas famílias que, no lugar de viverem, apenas existem. O texto relata a capacidade do homem de estar dormindo, mesmo quando acordado. A leitura será da atriz, diretora e dramaturga Grace Passô. A autora é conhecida pela sua capacidade de contar problemas reais levando o público a refletir sobre a vida.

A leitura foi trabalhada pela equipe da UFOP há um mês a partir de uma oficina que ocorreu antes das férias, na qual alguns participantes foram selecionados. 

O aluno Lucas de Jesus interpreta o personagem Joaquim e conta que a reação do público foi positiva na Casa da Ópera, onde as leituras foram apresentadas nos dias 18 e 19 deste mês. "A plateia comprou a nossa ideia e embarcou conosco nessa aventura. Procuramos dar bastante movimento ao texto e isso foi um ponto positivo para o resultado", explica Lucas.

As atividades são coordenadas pelo professor Wilson Oliveira que alega que "as leituras levam à comunidade o conhecimento de uma das melhores dramaturgas dos últimos tempos". 

A direção é da aluna Adriana Martins que deixa uma prévia do texto: "A família é o que está nos cantos, nas nossas fissuras, como o pó que acumula na esquina do chão, tão difícil de retirar... É um pires. Porque é para o pires, não é? É para o pires que a xícara sempre retorna, em repouso."