Criado por Administrator em qua, 09/04/2014 - 15:06
Aldo Damasceno
O VII Colóquio LEIR-UFOP terá início nesta quinta-feira (10) e acontece na sala de reuniões do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, a partir das 10h.
A palestra de abertura será ministrada pelo coordenador nacional do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir) e professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (Usp), Norberto Luiz Guarinello. Três mesas compõe o evento: duas na quinta e uma na sexta-feira. Nelas serão debatidos temas como a crise de memória e a representação nas moedas do Principado de Cláudio, os apontamentos sobre as concepções éticas em Cícero e Aristóteles, Paulo de Tarso à luz de seu contexto sociocultural e a descrição dos Godos e a justificativa para as guerras de reconquista do imperador Justiniano na Península Itálica.
Na sexta-feira (11), os professores Fábio Faversani e Fábio Duarte Joly, líderes do grupo na UFOP, farão um balanço geral em torno das atividades do evento.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3557-9412.
LEIR
O Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR) é um projeto que reúne nove universidades públicas do brasil (USP, UFES, UFG, UFOP, Unesp-Franca, Unirio, UFTM, UFCG e Unipampa) em torno do propósito comum de estimular a pesquisa especializada sobre o Império Romano. Além do intercâmbio entre pesquisadores, o Laboratório se propõe a um programa de colóquios e publicações regulares. Na UFOP, o Leir é integrado por pesquisadores ligados aos departamentos de História e de Letras, as pesquisas do grupo se concentram no período do principado de Júlio Cláudio, (31 a.C. a 68 d.C.), porém o interesse se amplia para a antiguidade como um todo. O grupo também promove atividades de intercâmbio acadêmico por meio de seus Ciclos de Estudos. Tudo isso tem propiciado tanto para a formação de pesquisadores por meio da Iniciação Científica e de estudos pós-graduados.
Visite o site do projeto.