Ir para o conteúdo

VIII Mostra de Profissões apresenta cursos da UFOP aos visitantes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Elisa Siqueira e Júlia Pinheiro
 
A Mostra de Profissões promove a integração entre estudantes da UFOP, alunos do ensino médio e moradores da região. As salas interativas apresentam os cursos oferecidos pela Universidade e a prática de cada profissão.

A Empresa Junior do curso de Farmácia, Pharma Jr., junto com o Centro Acadêmico do curso e o Programa de Educação Tutorial (PET) de Farmácia montaram um estande que engloba as três áreas de atuação do farmacêutico: análises clínicas, assistência e indústria farmacêutica. Loreda Moisés Barbosa de Oliveira, estudante do 5º período de Farmácia e integrante da Pharma Jr., conta que, para falar sobre análise clínica, os estudantes disponibilizaram lâminas. "Com patologias e parasitas, em seguida vem a assistência com informações sobre pressão, tipagem sanguínea e orientações de como descartar corretamente os medicamentos. Por último, a indústria farmacêutica, mostrando como os medicamentos e enxaguantes bucais são produzidos”.
 
 
saladeinterativadefarmcia_web.jpg
Estudantes visitam a sala interativa do curso de Farmácia - crédito da foto: Ana Carolina Vieira 
 
No Bloco de Sala de Aulas, os visitantes podem conhecer cursos de várias áreas do conhecimento. A professora do curso de Ciências Econômicas Fernanda Faria acredita que o evento é uma oportunidade para os alunos passarem o que eles aprenderam e mostrar o curso, já para os interessados é um momento de esclarecer dúvidas, entender um pouco do mercado de trabalho, além de conhecer a estrutura da Instituição. “Acho interessante eles verem a aplicabilidade do curso, trazer para a vida real e vivenciar aquilo que o curso ensina. No caso de Ciências Econômicas, a questão da inflação todo mundo percebe, esse debate político agora é uma abordagem que a economia também trabalha”, conclui Fernanda.
 
salaeconomia_anacarolinavieira_web.jpg 
Sala interativa do curso de Economia também esteve muito movimentada durante a Mostra - crédito da foto: Ana Carolina Vieira 
 
 
A estudante Thaís Gomes de Souza, do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Otávio Soares, de Santa Cruz do Escalvado (MG), descreve que a Mostra é um momento para fortalecer a descoberta do curso. “Achei interessante quando a escola perguntou se tínhamos interesse em vir. Eu me interessei, já que a UFOP oferece o curso que pretendo fazer, que é Engenharia Ambiental.  Aproveitei para conhecer mais sobre essa graduação”, finaliza Thaís.
 
karolaine_paulina_lucas_e_thas_gomes_de_souza_web.jpg 
As estudantes Karolaine Paulina Lucas e Thaís Gomes de Souza participaram da Mostra - crédito da foto: Ana Carolina Vieira
 
 
Na Escola de Minas diversas salas foram utilizadas como espaços de interação entre os cursos e o público. O primeiro andar do prédio contou com os cursos de Engenharia de Minas, Civil, Ambiental e Geológica, junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo. No segundo andar, as salas abrigaram os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e das Engenharias de Computação, Elétrica, Produção, Controle e Automação e Mecânica.

Na sala responsável pelo curso de Engenharia Elétrica, foram exibidos projetos práticos desenvolvidos pelos alunos de graduação. A aluna do 5º período Maiara Camila Oliveira comentou sobre a importância do evento para os alunos indecisos e da experiência da Mostra. "Quando nós saímos do ensino médio não temos muitas perspectivas sobre o que pretendemos cursar. Um evento como esse possibilita ao interessados descobrirem as possíveis áreas na qual possuem interesse. Na minha concepção, é bastante válido poder perpassar o que a UFOP me proporciona aos que pretendem ingressar na Universidade".

Sobre as pequisas desenvolvidas no curso, o aluno Lucas Godoi, do 7º período, menciona as oportunidades obtidas durante a graduação e a importância de dar continuidade aos projetos que estão sendo desenvolvidos. "Atualmente, o curso desenvolve um aeromodelo para mapear zonas agrícolas da região de João Monlevade. Como esse e os outros projetos desenvolvidos hoje demandam tempo, é preciso dar continuidade. Eu acredito que mostrá-los aos futuros alunos que possuem interesse na área é um fator extremamente positivo, além de mostrar a estrutura fornecida pela Universidade".
 
 
 
Confira a reportagem da TV UFOP sobre as atividades da Mostra de Profissões
 
 
O estudante Ramom Lima, de 16 anos, acredita que o evento proporcionou um contato direto com o curso pretendido. "A mostra de profissões é bacana pois nos mostra o que os cursos podem oferecer e as áreas em que eu irei atuar. Não adianta acharmos o curso interessante sem conhecermos a prática, os processos e como as disciplinas funcionam."
tlio_dos_anjos_-_tarde_44_web.jpg
Ramom participa da Mostra de Profissões - crédito da foto: Túlio dos Anjos 
 
 
A estudante Brenda Lima do 7º período do curso de Sistemas de Informação, acredita que a iniciativa é eficaz, pois "além de mostrar o que o cursos tem a oferecer, o evento mostra as áreas em que nós atuamos. Só conhecendo e tendo esse primeiro contato que os interessados irão descobrir outros ramos de atuação. E é isso que estamos mostrando aqui hoje".

No espaço reservado para o curso de Engenharia de Controle e Automação, o aluno Edvar Gonzaga salienta a importância do evento no momento da escolha dos cursos de graduação. "Eu acho interessante, pois muitas vezes os vestibulando por serem jovem não possuem noção para escolher a profissão. Hoje ao verem as práticas desenvolvidas na Universidade os indecisos conseguem ter um melhor direcionamento".
 
tlio_dos_anjos_-_tarde_43_web.jpg
A estudante Brenda Lima foi uma das monitoras da Mostra - crédito da foto: Túlio dos Anjos