Criado por Administrator em qua, 23/01/2008 - 16:43
O terceiro dia do VIII Seminário de Extensão, que está acontecendo no Centro de Artes e Convenções da UFOP desde o dia 18 de janeiro, foi marcado pelas comunicações, oficinas e participação de crianças beneficiadas pelos projetos.
O Programa Patrimônio Cultural Material e Imaterial e projetos variados foram apresentados no estande 15, onde estiveram presentes crianças do Bairro Saramenha de Cima, que devido ao projeto de oficina de Ciência e Cidadania Biblioteca Bairros Saramenha, Morro SãoSebastião e Santa Cruz, podem desfrutar de um acervo sobre a História de Minas, do Brasil, além de material voltado para artes e cultura no próprio bairro. O programa procura levar cultura a locais com pouca disponibilidade de ações públicas, buscando contribuir para o conhecimento e conservação do patrimônio material e imaterial.
O estande 3 abordou o Programa Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica: uma proposta de interação Universidade e Escola. No local houve disponibilização para os visitantes de aprendizado em artes e origami, o que proporciona às crianças desenvoltura e gosto pela matemática de uma forma dinâmica e atrativa.
Letravida – letramento, memória e cidadania, é um programa que consiste em uma ação voltada para as pessoas acima dos 50 anos interessadas em ampliar seus conhecimentos. A participante Maria da Conceição Gomes, 70, moradora de Mariana, faz parte do projeto há dois anos e afirma que suas ações são excelentes para reavivar a memória. “A gente conquista mais conhecimento, temos que ler sempre, as colegas são muito boas e animadas. Sinto-me igual aos jovens e não fico em casa só envelhecendo”, afirma.
A apresentação Toques e Requintes: A linguagem dos Sinos de Mariana e Ouro Preto, também foi marcante e com vasta participação do público durante o seminário, que termina hoje.