Criado por Administrator em qui, 30/10/2008 - 14:32
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebe participantes de instituições de ensino de vários lugares do Brasil na X Semana de Letras, que teve início em 28 de outubro e se estende até sexta-feira, 31. Sediada no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), na cidade de Mariana, a Semana, que é realizada desde 1990, tem sido um pólo catalisador, em nível nacional, de discussões acerca dos estudos da linguagem e suas inter-relações com a cultura, a sociedade, as políticas e as artes.
Nesta edição, o evento traz como tema Leitura, Memória e Ensino, uma tríade que resulta na realidade social e cultural das linguagens. Para os organizadores do evento, Prof. Dr. Adail Sebastião Rodrigues Júnior e Profa. Dra. Elzira Divina Perpétua, a linguagem traduz eventos que se constituíram ao longo dos tempos, estabelecendo laços com a memória. É nesse contexto que o ensino permite o acesso ao conhecimento, congrega as leituras e memórias. Para tanto, a Semana foi dividida em conferências, sessões de comunicações, mesas-redondas e minicursos ministrados por professores de universidades de todo o país.
Além das apresentações de trabalhos científicos, o evento também aborda a perspectiva cultural, com uma programação que traz lançamento de livros e atrações musicais e teatrais. Hoje,30/10, às 17h, no Auditório do Prédio Novo do ICHS haverá o lançamento dos livros Gramaticalização: um tratamento formal, de Jânia Ramos e Lorenzo Vitral, Para a História do Português Brasileiro, de Jânia Ramos e Mônica Alkmim e O portal, de Sérgio Lúcio Chaves. Em seguida, a encenação do espetáculo A vida que eu pedi, Adeus, de Sérgio Roveri, com Camila Capel e Wallison Silva S. Gomes.