Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

XIII Encontro Didático Científico reforça pesquisa e formação profissional de alunos da Medicina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Brunello Amorim e Flávia Gobato

A abertura do XIII Encontro Didático-Científico de Medicina foi realizada nesta quarta-feira, 5, no auditório da Escola de Farmácia. O evento acompanha o curso desde seu nascimento, com o apoio de todos os setores da UFOP, tornando-se mais um diferencial na formação de profissionais em constante aproximação com a realidade do sistema de saúde nacional e comprometidos com o enfrentamento dos desafios. "O Encontro é cada vez mais forte em nosso curso e é importante por ser o primeiro contato dos estudantes com apresentações de trabalhos de pesquisas e pôsteres", afirma o diretor da Escola de Medicina, professor André Galvão.

A organizadora do evento, professora Adriana Figueiredo, conta que esse trabalho está relacionado com o projeto pedagógico de Medicina: "Ele prevê uma interação e integração direta com a rede de serviço e a comunidade desde os primeiros períodos do curso. O evento está pautado em metodologias ativas de aprendizagem, fazendo os alunos desenvolverem atividades em que eles tenham interesse no tema, capazes de identificar problemas de saúde e estimular o aprofundamento ao estudo". Com o evento, os estudantes do curso da Federal de Ouro Preto têm tido destaque nas pesquisas, como na Associação Brasileira de Educação Médica.

foto_de_flvia_gobato_45.jpg
Sessão de lançamento de livros. Foto: Flávia Gobato.

Ainda na abertura, o professor Leonardo Bordoni lançou o seu livro "Atlas de Medicina Legal", juntamente com Luiz Eduardo Avelar e Marcelo de Castro. Segundo Bordoni, a publicação visa contribuir com a literatura da área, ainda deficiente em português e de muita importância para os estudantes de Medicina. Outro livro lançado foi o de professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) intitulado "Políticas de saúde; desenhos, modelos e paradigmas", que estuda e explica a construção do Sistema Único de Saúde (Sus), com enfoque no controle social. 

O pró-reitor de Graduação, professor Marcílio Freitas, também esteve presente na solenidade de abertura e demonstrou-se satisfeito com os resultados do Encontro. "O evento já é tradicional, sempre contribui com o maior envolvimento de professores e discentes da Medicina com a pesquisa". Aluno do 8º período de Medicina, Pedro Miranda, que já participou do evento como apresentador de trabalhos e pôsteres, confirma o sucesso do evento: "Achei muito interessante a experiência pois, desde cedo, aprendemos a participar e realizar uma atividade acadêmica. Sem dúvida, o encontro ajuda  na formação acadêmica de todos os futuros médicos da Instituição."

Após a abertura, o hall da Escola de Farmácia já estava tomado pelos pôsteres e com os grupos responsáveis prontos para a apresentação. Dentre os temas apresentados, análises e pesquisas sobre o Sus, como o do estudante Pedro Gadbem, do 5º período de Medicina. Junto com o seu grupo, ele analisou o perfil epidemiológico de acidentes com animais peçonhentos em Ouro Preto. Segundo a pesquisa, os atendimentos por esse motivo no posto de saúde de Ouro Preto são o segundo maior, perdendo apenas para ataques de cachorros.

foto_de_flvia_gobato_83.jpg
Estudantes apresentam seus trabalhos em formato de pôster. Foto: Flávia Gobato.

O XIII Encontro Didático de Medicina continua durante a tarde desta quinta-feira com os projetos de pesquisa dos estudantes dos 1º e 2º períodos e a mesa de avaliação. Na sexta-feira, a partir das 17h, haverá a sessão Anátomo-Clínica, encerrando as atividades.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.