Criado por Administrator em qui, 29/08/2013 - 17:21
Brunello Amorim
O XXII Encontro Didático Científico de Medicina foi realizado, nos dias 28 e 29 de agosto, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Participaram da solenidade de abertura, promovida na noite de quarta-feira, a vice-reitora, professora Célia Maria Nunes (Celinha), o diretor da Escola de Medicina, professor Márcio Galvão, o chefe do Colegiado professor, Fausto Aloísio Pimenta e a Coordenadora de Gestão do Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Júnia Beatriz Mattos.

A abertura do evento, que é realizado desde 2007, contou com a apresentação teatral do sexto período de Medicina, que abordou temas como o diagnóstico de doenças. “Realizamos o encontro para os estudantes apresentarem trabalhos e pesquisas de temas livres na área de saúde. Além disso, desenvolvemos atividades culturais e lúdicas com a participação dos graduandos e de professores", explica a professora Adriana Figueiredo, uma das organizadoras.
O Professor Gustavo Meireles, que também faz parte da coordenação das ações, enfatiza que o objetivo principal é mostrar a produção científica do ciclo básico e profissional. "Queremos também que alunos e professores confraternizem", afirma.
A vice-reitora Celinha prestigia o evento desde a primeira edição e considera importante esse tipo de atividade na UFOP. "O Encontro Didático Científico é a oportunidade de socialização das práticas vivenciadas pelos estudantes na Universidade", afirma a vice-reitora.
A coordenadora de Gestão do Trabalho da SES-MG, Júnia, também é apoiadora da iniciativa da Escola de Medicina. "As pesquisas e atividades proporcionam o primeiro contato do aluno com o Sistema Único de Saúde, relacionando a academia com a profissão", complementa.

No espaço externo do auditório, são apresentados os pôsteres das pesquisas produzidas por universitários. Um deles é intitulado "John Snow e as bases da epidemologia", desenvolvido por Eliana Maia e Natália Dias. Snow foi um médico inglês, pioneiro em estudos modernos sobre epidemias e importante para os movimentos sociais na área da saúde.
"Participar do encontro enriquece nossa formação e insere o aluno, cada vez mais cedo, no debate e pesquisas de temas relevantes para a Medicina", destaca Natália.