Perguntas frequentes sobre o SiSU 2020/2

Em tempos de pandemia tudo parece mais difícil — e não é diferente com o SiSU. Nesta página, buscamos tirar as principais dúvidas relacionadas ao ingresso na UFOP no semestre 2020/2, às aulas dos estudantes selecionados e as outras formas de ingresso na Universidade.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria de Processos Seletivos pelo e-mail: cps.prograd@ufop.edu.br.

Como serão as matrículas dos alunos aprovados no SiSU 2020/2?

Essa informação será incluída na chamada, quando ela for publicada. A previsão é 14 de julho. Se está concorrendo a uma vaga, fique de olho no cronograma.

Afinal, quando as aulas começam?

Com a pandemia do novo coronavírus, não há uma data definida. A ideia é que o semestre letivo 2020/2 se inicie após a finalização do 2020/1, então só haverá uma data certa depois que as atividades presenciais da Universidade forem retomadas e o calendário redefinido.

A Universidade conta com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que trabalha para evitar o avanço do coronavírus nas cidades onde há campus da UFOP e está buscando definições sobre a retomada das atividades. As reuniões são semanais e sempre publicamos matérias que trazem os principais assuntos debatidos. Acompanhe aqui.

Isso quer dizer que os novos alunos não terão aulas remotas?

Isso mesmo! Pelo menos por enquanto, somente os alunos matriculados até o 2020/1 poderão se matricular no Período Letivo Especial (PLE). As aulas remotas não têm o objetivo de eliminar completamente o semestre, a ideia é aliviar o volume de alunos em sala quando as atividades forem retomadas e dar oportunidade àqueles que têm condições de acompanhar as aulas de casa de adiantar algumas disciplinas.

Vale destacar a UFOP realizou uma pesquisa com seus estudantes para entender as suas condições de acesso durante a pandemia, e 87% dos alunos que participaram disseram que conseguem acompanhar as aulas de forma remota neste momento.

Veja todos os resultados da pesquisa.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) já aprovou o PLE e teremos novidades em breve.

Então por que ofertar vagas agora?

É que a seleção da UFOP é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que tem calendário definido pelo MEC. Então a seleção é feita agora, as vagas são ocupadas e, tão logo seja possível, os alunos começam a frequentar as aulas. Depois disso o calendário é ajustado aos poucos, com férias mais curtas, até que volte ao normal.

E o edital de vagas ociosas?

Não há previsão para publicação do edital de transferência, obtenção de novo título, reingresso e reopção de curso. Somente teremos uma data quando as atividades presenciais forem retomadas e o calendário redefinido.