skip to content

Fórum das Letras celebra a Semana da Língua Portuguesa

Data: 
05/05/2021 - 11:00 até 07/05/2021 - 13:00
Descrição: 

Entre 5 e 7 de maio, o Fórum das Letras, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Câmara Brasileira do Livro comemoram a Semana da Língua Portuguesa.

O principal objetivo do evento é promover a valorização da identidade, da diversidade e da literatura produzida, principalmente, pelos países de língua portuguesa. A ação é realizada por meio da cooperação mútua entre Brasil, Portugal e as nações da África onde se fala a língua portuguesa, fundamentais para a formação da cultura brasileira. Mais informações no site.

Serão realizados três debates com a participação de importantes nomes da literatura brasileira e portuguesa. A transmissão das mesas de discussão será realizada no canal do YouTube do Fórum das Letras.

Mesa 1: A pandemia e outros desafios da contemporaneidade para a união entre os países de língua portuguesa.

 
De que forma a crise sanitária, com o consequente confinamento, provocou uma transformação nas relações humanas em nível global? Até que ponto a pandemia pode ter afetado o diálogo entre os países de língua portuguesa? Que medidas poderiam ser tomadas para uma maior aproximação entre esses países em um contexto tão dramático?
 
Essas serão as questões que irão nortear o diálogo entre o jornalista e documentarista brasileiro Paulo Markun, o historiador português Rui Tavares e o socioambientalista moçambicano Jorge Ferrão. 
 
Mesa 2: Como publicar e divulgar um livro nos países de língua portuguesa?
 
 
A literatura e o mercado de livros, de forma geral, se beneficiariam muito de um maior intercâmbio de livros e autores entre os países de língua portuguesa. Contudo, muitas vezes, o desconhecimento sobre como estabelecer pontes dificulta esse fluxo que seria tão positivo para esses países, mesmo em termos econômicos. Por que esse intercâmbio nem sempre acontece, sendo tão mais fácil a publicação e autores que falam a mesma língua? Quais políticas culturais poderiam ser implementadas para ampliar essas relações?
 
Mesa 3: A mutação dos festivais literários na era digital.
 
 
Os festivais literários de curta duração são um fenômeno recente, tendo seu início e sua proliferação por todos os países de língua portuguesa já no século XXI. A tendência de ingresso no mundo digital já se apresentava desde seu início e alguns realizavam parte de suas atividades na internet. Contudo, o que teria lento desenvolvimento em condições normais, acelerou-se consideravelmente com o advento da pandemia. Hoje, a maior parte dos festivais literários migrou para a internet, o que acarretou algumas dificuldades e perdas mas também vantagens. Alguns dos principais organizadores de eventos literários dos países de língua portuguesa irão conversar conosco sobre como eles se reinventaram para se adequar a esses novos desafios.
 
FÓRUM DAS LETRAS - Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Fórum das Letras de Ouro Preto, que celebrou sua 15ª edição em 2020, foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre os autores e leitores de literaturas de língua portuguesa, além de promover o desenvolvimento sustentável das cidades históricas, em especial, Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade.
 
Desde sua primeira edição, em 2005, o Fórum das Letras vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea do Brasil e do mundo. A seleção, que reflete o cuidadoso trabalho de curadoria exercido, oferece uma amostra significativa da produção literária da atualidade, sempre enfatizando a diversidade cultural e étnica e a liberdade de expressão.
Local: 
On-line
Manter em Destaque: 
Não
d s t q q s s
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30