UFOP realiza evento de saúde e bem-estar no Icea

20/08/2024 - 16:00 até 19:00

Em celebração do Dia do Estudante, comemorado no último domingo (11), a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), realiza na próxima terça-feira (20), das 16h às 19h, o evento "Saúde e Bem-Estar Estudantil", no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea).

O objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, como as hepatites virais, abordadas no Julho Amarelo.

A programação inclui:

- atualização vacinal com a Secretaria de Saúde de João Monlevade, em que os participantes poderão revisar e atualizar seus cartões de vacinas;
- testes rápidos para ISTs realizados pelo Projeto Previna, incluindo diagnósticos para hepatite B e C, HIV e sífilis;
- projeto POC: Papear, Ouvir e Conscientizar, com debates e apoio à comunidade LGBTQI+;
- projeto Ciclo Saudável, que oferecerá orientações sobre saúde menstrual e cuidados íntimos;
- conscientização ambiental com o Programa de Extensão Engenharia para a Sustentabilidade e Empreendedorismo Social;
- oficina de turbantes do projeto Cabelos que Contam;
- aferição de pressão e glicose com a equipe de saúde da Prace;
- bingo e debates promovidos pelo DCE.

JULHO AMARELO - A UFOP realizou uma série de ações ao longo do Julho Amarelo, uma ação essencial de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada tanto por vírus quanto pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, bem como por doenças autoimunes. Também pode ser transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de material de uso pessoal (seringas, agulhas, lâminas, alicates, entre outros), transfusão de sangue ou procedimentos que não atendam às normas de biossegurança.

A campanha traz uma programação especial, visando chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e da vacinação contra as hepatites, tendo em vista que a doença é silenciosa e, geralmente, só apresenta sintomas em estágio avançado. A indicação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas sejam testadas pelo menos uma vez na vida, principalmente para hepatites B e C.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica.

Manter em Destaque: