skip to content

Curadoria de Música

 
A curadoria de Música reúne uma série de trabalhos artísticos e científicos que objetivam a disseminação de culturas musicais, provenientes de tradições escritas e orais. Como, por exemplo, vídeos de recitais, concertos, performances (de autoria própria ou não) e apresentações de projetos de extensão. Além de promover um conjunto de debates, palestras e mesas-redondas onde a música possa conduzir as reflexões em diálogo com outras áreas do conhecimento.
 
 
 
08/07 (quarta-feira)
 
 
Apresentação musical por quarteto da música "Baile de Máscaras", de autoria de Rodrigo Narciso e Ricardo Moebus (prof. UFOP). A música faz uma sátira crítica à atual situação política do Brasil.
 
 
Dissolução 
para Vibrafone e live-electronics
(2008-2020)
Charles Augusto
 
Obra para vibrafone inspirada em processo de dissolução dos materiais rítmicos e timbrísticos do instrumento. É baseada em uma série de doze notas, mas apresenta certa flexibilidade na ordem de aparição das notas e sugere a ênfase no registro das tessituras durante a elaboração da série. A peça foi composta e estreada em 2008, numa versão acústica. Em 2020 foi revisada e expandida para versão com sons eletrônicos em tempo real.
 
 
09/07 (quinta-feira)

13h - Mayne Pastore - Ao menos um retrato teu (autoral)

15h - Victor Vale e Flávio Barbeitas - duo de violões

O duo de violões formado pelos músicos Victor Vale e Flávio Barbeitas tem se dedicado ao estudo e execução de obras transcritas para o instrumento em questão. No vídeo preparado para a Mostra Multi, o duo interpreta duas peças: “Il Neige...!”, de Henrique Oswald e o 1º movimento da Sonata BWV 1020, de Johann Sebastian Bach. Ambas as obras foram transcritas para duo de violões pelo professor Flávio Barbeitas.

 

10/07 (sexta-feira)

13h - Tiago Souza - Age em mim (autoral)

15h - Vídeos do projeto “Coral UFOP”

 

11/07 (sábado)

13h - Ricardo Moebus - Samba da virada

Apresentação do audiovisual da música "Samba da Virada", criação coletiva com participação deste proponente. Retomando a tradição do samba de atitude, do samba engajado, do samba crítico. 

 

15h - Mesa-redonda: Poéticas da Tradução

Mediação: Victor Vale
Convidados: Anna Palma e Flávio Barbeitas

 

12/07 (domingo)

15h - Mesa redonda: “Ensino de música durante a pandemia da COVID 19”

Convidados: Professor Érico Fonseca, Katia Gardenia, Helena Muller, Paulo Martins e Daniel Marcondes.

 

13/07 (segunda-feira)

15h - Vinícius Gallisa - Performance musical

- Minueto (J.S. Bach)
- Tema do 4º movimento da 5ª sinfonia de Beethoven

 

14/07 (terça-feira)

15h - Oficina de Música Crua com Felipe Augusto Passos Macedo – “Pepi”

Apresentar, explicar, e demonstrar uma parte muito interessante do exercício musical que está associada à arquitetura sonora. Isso quer dizer que pretendo desenvolver a construção de sequências musicais práticas que partem da experimentação do som e da expressão técnica tanto vocal como do instrumento. Estou falando sobre a nossa capacidade de extrair algum som que seja considerado como "puro", buscar no hábito de manejar um instrumento, fatores responsáveis por algum tipo de expressão musical que podem ser uma força motriz e tanto para o momento de composição e a criação de temas líricos. Meus olhos estão voltados para a música que ainda não existe. Para o que pode ser feito, observado e aprendido na busca por dominar os incalculáveis sentidos produzidos pelo som. Estou falando da música crua, um conceito novo que eu ainda não registrei.

 

15/07 (quarta-feira)

13h - Elvis Henrique - E agora? (autoral)

15h - Thelly Jesilene Vieira Silva - Conversa de banco (autoral)

 

16/07 (quinta-feira)

15h - Depoimentos sobre o projeto de extensão “Big Band Ouro Preto”

Convidado: Professor Bernardo Fabris

 

17/07 (sexta-feira)

15h - Relato sobre o projeto de extensão “Ensino de trompete em EaD”

Convidado: Professor Érico Fonseca

 

18/07 (sábado)

15h - Palestra: Mapeamentos sonoros

Laura Ribeiro, Mariana Camelo. Esta palestra traz como tema uma breve apresentação da pesquisa das autoras, assim como pretende demonstrar, por meio de narração e exemplos de trechos sonoros, o cuidado na captura de fontes sonoras em uma pesquisa acadêmica. O vídeo é dividido em 05 partes: Apresentação da pesquisa; A pesquisa acadêmica: fontes e métodos; O som: objeto de investigação; A representação cartográfica; O online: o uso da tecnologia na captura de trechos sonoros.

 

19/07 (domingo)

15h - Forró em Santo André Ao vivo em Montreux de Hermeto Pascoal (Comunicação apresentada em congresso)

Convidado: Professor Bernardo Fabris

 
20/07 (segunda-feira)

15h - Rei Oliveira - Pupila

Projeto de músicas autorais

 

21/07 (terça-feira)

15h - Quarteto de Violões da UFOP

Interpretação da peça “Paisaje cubano com lluvia, do compositor cubano Leo Brouwer.

 

22/07 (quarta-feira)

15h - Professor Tabajara Belo

Performance de duas obras do professor: Estudo 7 e Tango, ambas para violão solo.