skip to content
A Mostra Multi, um evento virtual produzido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e aberto a toda a sociedade, realiza a sua segunda edição de 1º a 8 de outubro. A Mostra é uma rede pensada para o desenvolvimento artístico e cultural dentro da Instituição. Entre seus objetivos estão o fomento da produção artística de discentes e servidores e a criação de um espaço de frequentação cultural em um ambiente de produção coletiva.
 
A II Mostra Multi traz como tema a pergunta: "Em que bolha você vive?" Essa provocação leva à reflexão sobre o nosso lugar no mundo e a visão que temos dele. O evento parte da constatação de que as relações interpessoais e de aprendizagem estão progressivamente se expandindo para o mundo virtual. Algoritmos são produzidos para estudar os nossos gostos e interesses e, a partir do conhecimento estatístico, moldá-los. Nessa perspectiva, questionar a bolha é também provocar esse lugar de conforto, é buscar uma outra visão da realidade. 
 
"Se no ano passado a gente estava buscando por interação, este ano a gente quer saber onde você está no mundo, em que bolha você vive, quem é você", explica a coordenadora da II Mostra Multi, Gabriela de Lima Gomes, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFOP. Segundo ela, a edição de 2020 trouxe riqueza de aprendizados e mais clareza para o planejamento do evento neste ano, que conta com ações em duas modalidades:
 
Obras: Trabalhos inéditos produzidos em formatos digitais nos contextos de quaisquer linguagens artísticas.
 
Eventos: Produção de seminários, webinários, workshops, exposições e outras possibilidades de realização de atividades síncronas.
 
HISTÓRICO - Em 2020, a UFOP realizou a primeira edição da Mostra Multi, que teve como tema "Interações". Ela foi proposta com a missão de reunir trabalhos artísticos, culturais e científicos, produzidos pela comunidade acadêmica da UFOP e por demais agentes convidados, "uma vez que a gente entende essa cultura de forma ampla, transversal, capaz de ser encontrada na Universidade em diversos setores", afirma Gabriela.
 
A ideia era contribuir para suavizar a tensão estabelecida pela pandemia de Covid-19, levando produções artísticas e debates culturais para as plataformas digitais da Universidade. Na ocasião, o trabalho foi realizado por curadorias, que contemplaram as seguintes áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Digitais, Memória e Música. O resultado pode ser visto no site.
 
Em 2021, os objetivos não mudaram. Criar uma rede de produção cultural vai além da interação, é permitir o questionamento, é enxergar uma realidade através de outra ótica, outra perspectiva. Ampliar a nossa visão de mundo é também o papel da arte e da cultura, que são ferramentas que nos colocam em contato com o outro, propiciando o diálogo e a ampliação da nossa bolha.
 
Confira o vídeo de apresentação da II Mostra Multi: 
 

Caso você seja uma pessoa com deficiência e tenha alguma demanda para participar de uma atividade da programação, favor entrar em contato pelo email mostramulti.proex@ufop.edu.br informando qual atividade e qual a melhor forma para tentarmos garantir a sua acessibilidade.