Conceito do percurso imersivo: palavras do curador

Direção: Lucia Murat, Rodrigo Hinrichsen
Duração: 89 min
Ano de lançamento: 2015
Estado/País de Origem: Mato Grosso do Sul, Brasil.
Sinopse: O documentário gira em torno da tribo indígena Kadiwéu que vive no Mato Grosso do Sul. A diretora visitou a tribo primeiramente em 1999 para gravar outro filme e agora em 2013/2014. Nesses quase 15 anos, a luz elétrica, a televisão e as igrejas evangélicas chegaram ao local, além da luta de terra dos Kadiwéu contra os pecuaristas. A intenção é analisar os diferentes caminhos da tribo perante os acontecimentos.
Fornecido por: Vitrine Filmes

Disponível em: 17 de julho (sexta-feira)

Senha de acesso: nacao_043957

Direção: Jocy Guajajara; Milson Guajajara.
Duração: 52 min
Período de exibição: de 08/07 a 15/07
Ano de lançamento: 2019
Estado/País de Origem: Maranhão, Brasil.
Sinopse: Jocy e Milson Guajajara são membros do grupo “Guardiões da Floresta” na Terra Indígena Caru (MA), onde vivem. Como cineastas, documentam as atividades do grupo nas missões de vigilância e proteção do território indígena.
Fornecido por: forumdoc.bh

Direção: Vincent Carelli / Codirigido por: Ernesto de Carvalho, Tita
Duração: 160 min
Ano de lançamento: 2016
Estado/País de Origem: Mato Grosso do Sul, Brasil.
Sinopse: O retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.
Fornecido por: Vitrine Filmes

Disponível em: 23 de julho (quinta-feira)

Senha: martirio_20972

Direção: WEWITO PIYÃKO, ISAAC PINHANTA
Formato: Mini-documentário
Duração: 40 min
Ano de lançamento: 2006
Estado/País de Origem: Acre, Brasil.
Sinopse: Documentário produzido no interior do projeto Vídeo na Aldeia que retrata o manejo agroflorestal realizado pelos Ashaninka da aldeia Apiwtxa no Rio Amônia, Acre. O filme retrata o trabalho da comunidade para recuperar os recursos da sua reserva e repovoar seus rios e suas matas com espécies nativas, ao mesmo tempo em que apresenta a sua luta contra os madeireiros que invadem sua área na fronteira com o Peru.
Fornecido por: Vídeo nas Aldeias

Amazônia Climática: a floresta de hoje e do amanhã
Direção: Tainá De Lucca
Duração: 31 min
Ano de lançamento: 2019
Estado/País de Origem: Brasil.
Sinopse: O documentário "Amazônia Climática" nos convida a uma imersão na maior floresta tropical do mundo, com toda a sua magnitude e fragilidade. Através do trabalho incansável de pesquisadores, descobrimos como acontece a dinâmica da vida na floresta, a sua autorregulação climática e o papel fundamental da Amazônia para o futuro planetário. É na floresta de hoje que vislumbramos o nosso amanhã.
Fornecido por: Tainá De Lucca

Direção: Kamikia Kisedjê, Wallace Nogueira
Duração: 35 min
Ano de lançamento: 2015
Estado/País de Origem: Brasil.
Sinopse: Os índios Arara e Juruna da Volta Grande do Xingu, na região de Altamira (PA) falam da sua angústia diante do início da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. A perda iminente do rio e tudo o que ele oferece de vivo e sustentável é algo que as compensações ambientais não poderão cobrir.
Fornecido por: Vídeo nas Aldeias

Direção: Elaine Tavares
Formato: Reportagem
Duração: 13m 45s
Ano de lançamento: 2013
Estado/País de Origem: Santa Catarina, Brasil.
Sinopse: Registro da manifestação da gente Guarani, em luta pela demarcação de suas terras em Santa Catarina
Fornecido por: IELA – Instituto de Estudo Latino-Americanos da UFSC

Direção: Sueli Maxakali e Isael Maxakali
Duração: 77 min
Ano de lançamento: 2019
Estado/País de Origem: Minas Gerais, Brasil.
Sinopse: Após passarem alguns meses na Aldeia Verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.
Fornecido por: forumdoc.bh

Período de exibição: de 16/07 a 23/07

Direção: Tainá de Luccas e Francisco Santos
Duração: 10 min
Ano de lançamento: 2019
Estado/País de Origem: Minas Gerais, Brasil.
Sinopse: Após a tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, uma equipe de documentaristas registrou o cotidiano de mulheres que sobreviveram ao caos. A narrativa é permeada por fé, dor e revolta.
Fornecido por: Tainá De Lucca