Criado por Nathália Fiuza em qui, 23/02/2017 - 11:24 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
A cerimônia oficial de transição dos cargos aconteceu na quarta (22), no Centro de Artes e Convenções da UFOP. A reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, o vice-reitor Hermínio Arias Nalini Júnior e o novos pró-reitores assumiram a gestão para o período de 2017 a 2021.
Participaram da solenidade o ex-reitor, Marcone Jamilson Freitas Souza, a ex-vice-reitora, Célia Maria Fernandes Nunes, o secretário estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo, o secretário estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, os prefeitos das cidades de Ouro Preto e Mariana, Júlio Pimenta e Duarte Júnior, o Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, além de outras autoridades, diretores das unidades acadêmicas, representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
posse_2.jpg
A reitora Cláudia Marliére destacou a responsabilidade de ser a primeira mulher a ocupar a reitoria da Universidade. "Por ser mulher, eu tenho alguns compromissos que são muito importantes e o principal deles é tornar a UFOP mais inclusiva. Sei das cobranças, mas estou preparada para assumir esse papel", declara. A reitora assinalou ainda os critérios de seleção de sua equipe, afirmando que as "as habilidades e as ações promovidas por eles foram importantes na escolha".
posse_3.jpg
O vice-reitor Hermínio Nalini observou que já estão sendo realizadas diversas reuniões para definir as diretrizes de trabalho de cada pró-reitoria e que, durante a gestão, ele e a reitora vão dividir as funções, para que assim haja a participação de ambos em todos os setores da Universidade. "Vamos valorizar as afinidades de cada um, buscando trabalhar de maneira complementar", acrescentou.
Planejamento e desenvolvimento - Antes da posse, a reitora e o vice-reitor receberam a imprensa local para falar das expectativas e perspectivas para os próximos quatro anos. Também participante da coletiva que antecedeu a solenidade de posse, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Francisco Horácio Pereira de Oliveira, ressaltou que um dos maiores desafios da gestão será lidar com o orçamento reduzido. "Vamos trabalhar com muita dedicação, buscando otimizar nossas ações e também estabelecer novas fontes de receitas, ou seja, buscar novos parceiros no setor público", informou. Ele acrescentou que a grande missão da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad) é manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão com qualidade e em constante aprimoramento.
Veja mais fotos da solenidade no link.
Ouça a entrevista que a Rádio UFOP fez com a reitora Cláudia Marliére: