
Criado por Marcelo Afonso em sex, 19/10/2018 - 17:46 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
O programa "Música e Músicos do Brasil" destaca, em série especial, a vida e obra do musicólogo e produtor mineiro Harry Crowl, um dos compositores brasileiros mais importantes da atualidade.
Em entrevista para o programa, Harry fala sobre suas principais influências artísticas, suas obras, seu estilo composicional e sua pesquisa sobre a Música Colonial Brasileira.
A primeira e segunda partes do especial podem ser conferidas por meio do player da Rádio MEC.
Paralelamente a isso, Harry foi servidor no antigo Instituto de Arte e Cultura (IAC) da UFOP, onde coordenou as atividades do Núcleo de Música entre 1984 e 1994, além de atuar como professor convidado nos primeiros cursos de Cultura e Arte Barroca, lecionando sobre a música no período colonial do Brasil.
Nos anos 2000 iniciou a pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, período em que se afastou da UFOP e iniciou suas atividades na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Atualmente reside em Curitiba, onde trabalha como professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de desenvolver um importante trabalho como diretor artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR, grupo para o qual já dedicou inúmeras de suas composições. É também produtor de programas de rádio da E-Paraná FM.
Além disso, possui um numeroso catálogo de obras de sua autoria, executadas por grupos e orquestras de diversos países, entre eles o Trio Fibonacci (Canadá), o Ensemble Recherche (Alemanha), a Orchestre de Flutes Français, (França), o Moyzes Quartet (Eslováquia), o The George Crumb Trio (Áustria) e o Cvartetul Florilegium (Romênia).