Ir para o conteúdo

Especial de rádio comemora os 60 anos do compositor Harry Crowl

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

O programa "Música e Músicos do Brasil" destaca, em série especial, a vida e obra do musicólogo e produtor mineiro Harry Crowl, um dos compositores brasileiros mais importantes da atualidade.

Em entrevista para o programa, Harry fala sobre suas principais influências artísticas, suas obras, seu estilo composicional e sua pesquisa sobre a Música Colonial Brasileira.

A primeira e segunda partes do especial podem ser conferidas por meio do player da Rádio MEC.

A terceira parte vai ao ar neste sábado, às 19h, pela Rádio UFOP.
 
TRAJETÓRIA - Nascido em Belo Horizonte, Harry Crowl estudou Música na Julliard School (Nova York) entre os anos de 1977 a 1980. Ao voltar para o Brasil, obteve título de licenciatura em Letras pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Paralelamente a isso, Harry foi servidor no antigo Instituto de Arte e Cultura (IAC) da UFOP, onde coordenou as atividades do Núcleo de Música entre 1984 e 1994, além de atuar como professor convidado nos primeiros cursos de Cultura e Arte Barroca, lecionando sobre a música no período colonial do Brasil.

Nos anos 2000 iniciou a pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, período em que se afastou da UFOP e iniciou suas atividades na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualmente reside em Curitiba, onde trabalha como professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de desenvolver um importante trabalho como diretor artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR, grupo para o qual já dedicou inúmeras de suas composições. É também produtor de programas de rádio da E-Paraná FM.

Além disso, possui um numeroso catálogo de obras de sua autoria, executadas por grupos e orquestras de diversos países, entre eles o Trio Fibonacci (Canadá), o Ensemble Recherche (Alemanha), a Orchestre de Flutes Français, (França), o Moyzes Quartet (Eslováquia), o The George Crumb Trio (Áustria) e o Cvartetul Florilegium (Romênia).

Veja também

24 Fevereiro 2025

O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor), Adriano Medeiros da Rocha, lançou o livro "O herói no cinema brasileiro contemporâneo",...

Leia mais

20 Fevereiro 2025

O WebCINETV UFOP oferece oficinas gratuitas para a formação artística e técnica em linguagem e criação cinematográfica e audiovisual. As...

Leia mais

18 Fevereiro 2025

A instalação foi realizada pela empresa Informa Solutions, de São José do Rio Preto (SP), na última segunda (17). A...

Leia mais

17 Fevereiro 2025

Um projeto da Escola de Nutrição (Enut) com o objetivo de desenvolver alimentos voltados para indivíduos com restrições alimentares, especialmente...

Leia mais