skip to content

Especial de rádio comemora os 60 anos do compositor Harry Crowl

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

O programa "Música e Músicos do Brasil" destaca, em série especial, a vida e obra do musicólogo e produtor mineiro Harry Crowl, um dos compositores brasileiros mais importantes da atualidade.

Em entrevista para o programa, Harry fala sobre suas principais influências artísticas, suas obras, seu estilo composicional e sua pesquisa sobre a Música Colonial Brasileira.

A primeira e segunda partes do especial podem ser conferidas por meio do player da Rádio MEC.

A terceira parte vai ao ar neste sábado, às 19h, pela Rádio UFOP.
 
TRAJETÓRIA - Nascido em Belo Horizonte, Harry Crowl estudou Música na Julliard School (Nova York) entre os anos de 1977 a 1980. Ao voltar para o Brasil, obteve título de licenciatura em Letras pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Paralelamente a isso, Harry foi servidor no antigo Instituto de Arte e Cultura (IAC) da UFOP, onde coordenou as atividades do Núcleo de Música entre 1984 e 1994, além de atuar como professor convidado nos primeiros cursos de Cultura e Arte Barroca, lecionando sobre a música no período colonial do Brasil.

Nos anos 2000 iniciou a pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, período em que se afastou da UFOP e iniciou suas atividades na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualmente reside em Curitiba, onde trabalha como professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de desenvolver um importante trabalho como diretor artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR, grupo para o qual já dedicou inúmeras de suas composições. É também produtor de programas de rádio da E-Paraná FM.

Além disso, possui um numeroso catálogo de obras de sua autoria, executadas por grupos e orquestras de diversos países, entre eles o Trio Fibonacci (Canadá), o Ensemble Recherche (Alemanha), a Orchestre de Flutes Français, (França), o Moyzes Quartet (Eslováquia), o The George Crumb Trio (Áustria) e o Cvartetul Florilegium (Romênia).

Veja também

3 Março 2016

Ao abrir o site da UFOP, os mosquitos Aedes Aegypti por aqui voam. Voam de um lado para outro para...

Leia mais

21 Junho 2016

Difusão e democratização do conhecimento a partir da televisão. Essa é a proposta do projeto Ciência e audiovisual, elaborado pelo...

Leia mais

4 Agosto 2016

O conceito de mal-estar docente, que trata do adoecimento de docentes em contato com o trabalho pedagógico, é estudado desde...

Leia mais

6 Setembro 2016

As questões ligadas à economia de um modo geral servem como objeto de análise e estudo para o professor do...

Leia mais