Criado por Marcelo Afonso em ter, 27/08/2019 - 12:58 | Editado por Patrícia Pereira há 5 anos.
Na quarta-feira (21), a Universidade Federal de Ouro Preto, em celebração solene do seu cinquentenário, outorgou títulos honoríficos às pessoas que ajudaram a construir a história da Universidade e àquelas que são destaque em sua área de atuação na sociedade civil, independentemente de terem relacionamento direto com a Instituição. Houve também a entrega de medalhas "UFOP 50 Anos", concedidas a 15 ex-reitores ou seus representantes. O tom geral dos discursos dos homenageados foi de defesa da universidade pública, com foco na consciência dos ataques sofridos e na necessidade da luta pela educação.
A solenidade contou com a presença da atual reitora, Cláudia Marliére, que discursou sobre a trajetória da Universidade, frisando que "a UFOP é motivo de orgulho e sua história é sua defesa", e também do vice-reitor, Hermínio Nalini, além de ex-reitores, familiares e representantes de ex-reitores.
Entre os membros da sociedade civil, recebeu o título de Professor Honoris Causa o cineasta brasileiro Silvio Tendler. O título de Doutor Honoris Causa foi concedido ao presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. Foram homenageados também a servidora técnico-administrativa emérita Sílvia Maria Rodrigues e o coordenador de Logística e Segurança Vicente Evangelista de Oliveira, conhecido como Bispo. Marcado pela emoção dos presentes, o registro da celebração, feito por Mylena Gonçalves, pode ser conferido aqui.