Ir para o conteúdo

Exposição curricular de Museologia apresenta a história da Universidade nestes 50 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves
 
A partir de um convite da Comissão de Comemoração dos 50 anos da UFOP, estudantes do sétimo período do curso de Museologia inauguraram na sexta (1º) a exposição “É Tempo de UFOP - o todo sem as partes não é todo”. A exposição é realizada anualmente como componente obrigatório para a conclusão do curso de Museologia. Nesta nona edição, a exposição mostra o processo de expansão e crescimento da Universidade nesse meio século. 
 

09188_foto16_9125795425031494056.jpg

Mylena Gonçalves
Documento que registra a fundação da UFOP

O projeto foi construído em três módulos. O primeiro aborda a história e as particularidades da Escola de Minas e da Escola de Farmácia, além do momento inicial da criação da Universidade, entre a assinatura efetiva do documento de fundação até a estruturação, passando pela ampliação e consolidação. 

O módulo dois expõe outra fase, dando destaque aos documentos e relatórios institucionais que começam a pensar a pluralidade da Universidade, a partir também da criação de algumas unidades e campi, somada ao projeto de expansão por meio do Reuni. A mostra busca ainda identificar de onde vem as pessoas que formam a comunidade universitária. 

EDUCAÇÃO - O último módulo, mais reflexivo, questiona o atual momento político brasileiro e a educação neste contexto, justamente quando a UFOP completa 50 anos. O encerramento tem dois momentos considerados ápices: um vídeo institucional com alunos, servidores técnico-administrativos e docentes explicando o que significa a UFOP para eles, e a exposição do livro da Constituição Federal de 1988, lembrando que a educação no país é um direito de todos. 

A atual coordenadora do curso de Museologia,  professora Priscilla Arigoni, destaca a representação da exposição para o curso. “É mais do que primordial falar sobre todo esse panorama. É representativo. O curso completou onze anos. É um momento em que a gente se abre para a própria comunidade acadêmica, nesse sentido micro e no sentido macro, e resolve falar da Instituição e o que esperamos para o futuro da Universidade com tudo que estamos vivendo hoje”. 

 

09186_foto14_132279820412782312.jpg

Mylena Gonçalves
Escola de Farmácia: salas e laboratórios

Na mesa de abertura da exposição, a reitora da UFOP Cláudia Aparecida de Lima lembrou a atual situação da Universidade e a importância de se contar sua história. “Estamos aqui comemorando 50 anos. Temos que celebrar, pois somos a memória viva de que a Universidade é necessária e precisa ser defendida. Ela ajudou e ainda ajuda o país a se desenvolver, a sociedade a se desenvolver, gerando oportunidades e acesso a informações, para que as pessoas consigam ter melhores condições de vida. Portanto, a luta não é só nossa, de quem está aqui dentro dessa instituição, a sociedade luta com a gente”. 

Um dos alunos organizadores da exposição, Junior Campos Lima, identifica o projeto como uma chance importante para se colocar em prática o que é aprendido no curso. “Essa exposição reforça uma luta coletiva pela manutenção desse espaço de conhecimento e inovação que tem sua qualidade e seriedade comprovados. A gente quer contar essa história, que explica o porquê da importância da Universidade num contexto amplo de democratização e de participação e acesso para cada vez mais pessoas”.

A exposição fica aberta ao público até 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Escola de Direito, Turismo e Museologia. 

 

09173_foto1_4501189667969079049.jpg

Abertura da exposição com a presença da reitora Cláudia Marliére e do presidente da Comissão dos 50 anos Flávio Andrade

Veja também

2 Dezembro 2019

A última cerimônia de premiação do concurso de redação com o tema "A UFOP e Minha Comunidade" foi no Instituto...

Leia mais

2 Dezembro 2019

O evento foi marcado por discursos sobre a importância do estreitamento dos laços entre a Universidade e a comunidade, sobre...

Leia mais

28 Novembro 2019

Como parte da programação dos seus 50 anos, a Universidade Federal de Ouro Preto convidou alunos do 9º ano de...

Leia mais

1 Novembro 2019

As 269 redações, assinadas por pseudônimos, são de 24 escolas dos três municípios onde a UFOP possui campus universitário. Os...

Leia mais