Criado por Fernanda Walmer em qui, 21/11/2019 - 16:44 | Editado por Patrícia Pereira há 5 anos.
A educação é uma importante ferramenta na luta contra a desigualdade social e o acesso a ela é um direito de todos. Porém, ainda existem dificuldades para a garantia desse direito, especialmente para grupos fragilizados socialmente.
A UFOP, por meio de alguns projetos, como o Educa PET, tenta tornar o Ensino Superior uma meta acessível a todos. O projeto de extensão é um cursinho popular, criado em 2016, que tem como responsável a professora Simone Aparecida Rezende.
"Nosso projeto pedagógico visa a preparação dos alunos para exames e vestibulares, principalmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando um melhor desempenho dos candidatos nas provas e o aumento da representatividade de discentes naturais das cidades de Ouro Preto e Mariana nos cursos de graduação da UFOP", explica Luan Soares, membro do Pet Ambiental.
O curso pré-vestibular é gratuito e as aulas são ministradas por alunos da UFOP, em sua maioria, membros do PET Conexão dos Saberes, PET de Engenharia Ambiental, PET de Engenharia Civil, PET de Engenharia Geológica, PET Farmácia, PET Física, PET Nutrição, PET Pedagogia e PET Matemática.
Essa interação entre alunos e graduandos proporciona a transmissão da experiência acadêmica, o que pode ajudar na escolha do curso e na aproximação do futuro aluno com a universidade.
O Cursinho Popular Educa PET abre inscrições no início e meio do ano. Os candidatos devem atender a critérios específicos como: renda familiar; matrícula e rendimento escolar; e disponibilidade de horários.
Acompanhe a página e site do projeto, onde os editais são divulgados.
img_08151.jpg
UFOP E ENEM - A Universidade Federal de Ouro Preto foi uma das primeiras instituições do país e a primeira federal a aderir ao Enem em seus processos seletivos, em 1999. Já a adesão da UFOP ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ocorreu no 1° semestre de 2011, menos para os cursos de graduação oferecidos a distância, que permaneceram tendo processos seletivos específicos via UFOP, utilizando o Enem para classificação dos candidatos. No 1° semestre de 2011, foram oferecidos 30 cursos no SiSU, com um total de 1.218 vagas. Atualmente, o SiSU é o principal meio de acesso à universidade pública no país. Neste ano a UFOP adotou o Sistema de Seleção Unificado como única forma de ingresso na Universidade.