Neste 4 de abril, a Escola de Farmácia completa 181 anos. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a unidade da UFOP demonstra sua grande importância à nossa geração.
A Escola foi criada em 1839. Construída na antiga sede da Assembleia Provincial, local onde foi jurada a 1ª Constituição Republicana de Minas Gerais, a Escola foi a primeira faculdade do Estado e é a mais antiga da América Latina na área farmacêutica. Mais de um século depois, em 1969, com a sua junção com a também centenária Escola de Minas, nasceu a Universidade Federal de Ouro Preto.
A história da Efar é motivo de orgulho e merece ser comemorada a cada ano, mas a celebração de 2020 não pode acontecer, como de costume. Antes mesmo da suspensão das atividades da Universidade a administração da Escola entendeu o risco de aglomerações para o contágio e cancelou a festa, que incluiria homenagem a docentes e ex-alunos.
Agora, a unidade assume seu dever de prestação de serviço à comunidade para conter o avanço da Covid-19. É a equipe da Escola de Farmácia que está à frente da busca do
credenciamento do Laboratório de Imunopatologia, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb), para que sejam realizados exames de detecção da doença em Ouro Preto.
Em 181 anos a Escola de Farmácia formou muitos profissionais, e vários deles estão contribuindo para que os impactos da pandemia sejam minimizados em todo o País. Não podemos nos reunir para comemorar, mas celebramos esse dia com gratidão pelos profissionais que trabalham na linha de frente na prevenção e no combate ao coronavírus e à Covid-19.