Ir para o conteúdo

Uma história de compromisso com a sociedade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
Neste 4 de abril, a Escola de Farmácia completa 181 anos. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a unidade da UFOP demonstra sua grande importância à nossa geração.
 
A Escola foi criada em 1839. Construída na antiga sede da Assembleia Provincial, local onde foi jurada a 1ª Constituição Republicana de Minas Gerais, a Escola foi a primeira faculdade do Estado e é a mais antiga da América Latina na área farmacêutica. Mais de um século depois, em 1969, com a sua junção com a também centenária Escola de Minas, nasceu a Universidade Federal de Ouro Preto.
 
A história da Efar é motivo de orgulho e merece ser comemorada a cada ano, mas a celebração de 2020 não pode acontecer, como de costume. Antes mesmo da suspensão das atividades da Universidade a administração da Escola entendeu o risco de aglomerações para o contágio e cancelou a festa, que incluiria homenagem a docentes e ex-alunos.
 
Agora, a unidade assume seu dever de prestação de serviço à comunidade para conter o avanço da Covid-19. É a equipe da Escola de Farmácia que está à frente da busca do credenciamento do Laboratório de Imunopatologia, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb), para que sejam realizados exames de detecção da doença em Ouro Preto.
 
Cotidianamente, o Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac) tem um papel importante na realização de exames pelo SUS na cidade. O setor conta com equipe e insumos da Universidade, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. Mesmo com a suspensão das atividades e a quarentena, esses profissionais continuam trabalhando e laboratório está em funcionamento.
 
Pesquisadores da Escola de Farmácia, com a coordenação do professor Alexandre Reis, tomam a dianteira em uma ação que colabora de outras formas para a prevenção à Covid-19 em Ouro Preto: a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para postos de saúde e o asilo.
 
Para prevenir, a sociedade deve estar munida de informação. E a professora Maria Elisabete Barros, diretora da Efar, alerta para alguns cuidados a serem tomados ao utilizar o álcool em gel ou líquido para desinfecção de mãos, utensílios e ambientes. Mesmo importantes para a higienização, existe o risco de queimaduras.
 
Em 181 anos a Escola de Farmácia formou muitos profissionais, e vários deles estão contribuindo para que os impactos da pandemia sejam minimizados em todo o País. Não podemos nos reunir para comemorar, mas celebramos esse dia com gratidão pelos profissionais que trabalham na linha de frente na prevenção e no combate ao coronavírus e à Covid-19.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais