Criado por Matheus Santos em qui, 23/04/2020 - 15:51 | Editado por Lígia Souza há 4 anos.
O Laboratório de Computação de Sistemas Inteligentes (CSILab) do Departamento de Computação da UFOP (Decom) está desenvolvendo um projeto para melhorar a identificação de padrões causados pela Covid-19 através de imagens de raio-x. Pesquisadores de todo o mundo estão em busca de métodos alternativos ao atual exame, o RT-PCR, que apresenta problemas como o custo e, devido à alta demanda, a escassez.
O projeto parte da possibilidade de que a Covid-19 possa ser identificada através de radiografias. A partir disso, conforme conta o coordenador do projeto, o professor Eduardo Luz, do Decom, "a proposta é automatizar o processo, com um modelo de redes neurais em profundidade. Sendo assim, o modelo consegue identificar um padrão nas imagens de raio-X que permite detectar se um indivíduo está com a doença".
O laboratório está desenvolvendo um aplicativo de celular para embarcar o método, que poderá ser usado como ferramenta pelo médico, auxiliando no diagnóstico da doença. Os primeiros resultados obtidos foram publicados num artigo (em inglês) que pode ser conferido
aqui.