Criado por Regiane Oliveira em sex, 19/06/2020 - 10:44 | Editado por Patrícia Pereira há 4 anos.
A pesquisa contou com o apoio da Innovare no desenho amostral. Ao todo, 34 pesquisadores visitaram 400 casas escolhidas aleatoriamente, alcançando toda a área urbana. No processo amostral, somente uma pessoa de cada família foi testada para ser incluída no estudo. As visitas aconteceram dias 30 e 31 de maio.
c-2_62_1.jpg
Breno Bernardes, médico, pesquisador e colaborador da UFOP, gerenciou o trabalho de campo e, segundo ele, os dados coletados mostraram que, para cada caso notificado na cidade, podem existir outros 46 não identificados. "Dos 400 testes realizados, nós tivemos dois positivos. Isso indica que, levando em conta uma população urbana de 19 mil habitantes, poderiam haver 95 pessoas infectadas; e como havia apenas dois casos notificados, seriam 46 casos subnotificados de coronavírus para cada caso notificado".
O estudo também revelou que a incidência atual de Covid-19 no município é de 0,5% e que todo o restante da população é vulnerável ao vírus, ou seja, não tem anticorpos. A pesquisa também confirma que não havia evidências de transmissão comunitária do novo coronavírus na cidade até aquele momento.