Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP integram estudo que identifica subnotificação de Covid-19 em Nepomuceno

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Isabela Gomes
Um estudo dos pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizado em Nepomuceno (MG), região Sul de Minas Gerais, mostrou que o município pode apresentar uma alta taxa de subnotificação de casos do novo coronavírus. 

A pesquisa contou com o apoio da Innovare no desenho amostral. Ao todo, 34 pesquisadores visitaram 400 casas escolhidas aleatoriamente, alcançando toda a área urbana. No processo amostral, somente uma pessoa de cada família foi testada para ser incluída no estudo. As visitas aconteceram dias 30 e 31 de maio. 
 

c-2_62_1.jpg

Isabela Gomes
Coleta de sangue de moradores para os testes
 
 
O objetivo da pesquisa, segundo o professor do Departamento de Análises Clínicas da UFOP Wendel Coura Vital, "foi verificar a taxa de indivíduos com sorologia positiva para SARS-CoV-2 em um município onde não havia casos de Covid-19". Entretanto, dias antes do início do estudo, houve a notificação pela prefeitura de dois casos da doença. 

Breno Bernardes, médico, pesquisador e colaborador da UFOP, gerenciou o trabalho de campo e, segundo ele, os dados coletados mostraram que, para cada caso notificado na cidade, podem existir outros 46 não identificados. "Dos 400 testes realizados, nós tivemos dois positivos. Isso indica que, levando em conta uma população urbana de 19 mil habitantes, poderiam haver 95 pessoas infectadas; e como havia apenas dois casos notificados, seriam 46 casos subnotificados de coronavírus para cada caso notificado".

O estudo também revelou que a incidência atual de Covid-19 no município é de 0,5% e que todo o restante da população é vulnerável ao vírus, ou seja, não tem anticorpos. A pesquisa também confirma que não havia evidências de transmissão comunitária do novo coronavírus na cidade até aquele momento.

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais