Em live com o tema "Caminhos e descaminhos da divulgação científica em tempo de pandemia", realizada na última quinta (28), a jornalista da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) da UFOP Patrícia Pereira, a jornalista da UFMG Luíza França e a estudante do curso de Jornalismo da UFOP Nathália Vergara conversaram sobre a situação atual da divulgação científica.
O debate se deu em torno da organização da comunicação nas instituições federais, da atuação das assessorias e dos resultados de 2020 para a divulgação científica. A discussão abriu espaço também para uma conversa sobre a importância da adaptação de textos complexos, o crescimento da procura por pesquisadores e o entendimento e a evidência das pesquisas e da divulgação científica no momento atual.
Patrícia destacou que 2020 foi um ano de crescimento da produção na UFOP. "Posso dizer que a produção mais que dobrou, incluindo atendimento à imprensa e produção de release. Toda semana tínhamos duas ou três matérias. A própria mídia comercial criou o hábito de procurar o pesquisador, então nosso atendimento à imprensa aumentou demais, e, da parte dos pesquisadores, percebemos que eles entenderam melhor o timing da mídia. Cada vez que eles são notícia, se empolgam mais, e hoje já procuram a assessoria para divulgar pesquisas", comenta.
As convidadas também debateram os desafios encontrados na área, como as desinformações, fake news e o papel das redes sociais para acesso à informação, abordando os benefícios e malefícios do seu uso. Patrícia acredita que "temos que dar um viva à ciência, à vacina, aos pesquisadores porque é o que fez diferença e vai continuar fazendo em 2021. Continuamos trabalhando para fazer com que mais jornalistas e estudantes venham para a área e se empolguem".
OLHO NA RUA - O projeto é uma iniciativa do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP e acontece dentro da Oficina de Estágio. Nele são realizados debates com o objetivo de discutir questões relacionadas ao estágio em comunicação e ao mercado de trabalho, a fim de apresentar novas possibilidades de trabalho jornalístico e promover o diálogo entre profissionais de campo e estudantes.