A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais nomeou o professor Marcelo Gomes Speziali, do Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), como novo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI) da instituição. A nomeação, para mandato de três anos, foi publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (25). O nome foi escolhido pelo governador Romeu Zema de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Curador da Fundação.
A DCTI é responsável por formular e coordenar as atividades de fomento, concessão de bolsas de ensino e pesquisa, apoio e incentivo à pesquisa e à inovação científica e tecnológica e gestão da propriedade intelectual.
Marcelo Speziali foi coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e da Incubadora de Empresas Incultec da UFOP no período de 2014 a 2017. É bacharel em Química e Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Catálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de possuir passagem pela Universidade Técnica de Munique (Alemanha) e pelo Koch Institute for Integrative Cancer Research, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Atua com pesquisas nas áreas de catálise; sistemas de liberação controlada de fármacos; líquidos iônicos suportados e acoplamentos cruzados (Heck, Sonogashira e Suzuki) para obtenção de produtos da Química Fina, especialmente fragrâncias e flavorizantes. Marcelo também é especialista na área de proteção à Propriedade Intelectual, possui experiência na área de empreendedorismo tecnológico e é coordenador da Associação Fórum de Gestores de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (Fortec) - Regional Sudeste.
Saiba mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo professor.