Ainda não há previsão para a volta das atividades presenciais, mas o Comitê tem como papel planejar o retorno da Universidade com segurança. Para isso, o trabalho é realizado a partir do que traz o
Protocolo de Biossegurança, que constrói as bases administrativas e operacionais visando à adaptação da UFOP à nova realidade. Os procedimentos elencados no protocolo foram definidos pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.
Em suporte ao Comitê Gestor, o Grupo de Apoio Técnico (GAT) trabalha no levantamento das ações necessárias nos espaços físicos de uso coletivo, tais como: a sinalização das áreas internas dos campi e a adaptação dos restaurantes universitários, salas de aula e laboratórios. O objetivo do levantamento é estabelecer regras de uso, com base nas fases definidas pelo Protocolo de Biossegurança.
Além disso, o Comitê trabalha na readequação e repactuação de contratos, que anteriormente foram definidos para um funcionamento regular da Instituição e, neste momento, precisam ser modificados. Outros serviços encontram-se em fase de estudo para, em seguida, serem licitados. Dentre eles, a sinalização visando à contingência da propagação do vírus e os contratos de limpeza e dos restaurantes universitários, além da aquisição de insumos que serão bastante utilizados num provável retorno, como o álcool em gel.
O coordenador do Comitê e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Eleonardo Pereira, ressalta que ainda não existe previsão para o retorno de todas as atividades. Além disso, a Instituição trabalha neste momento pela priorização das atividades práticas consideradas imprescindíveis. "Estas [atividades imprescindíveis] serão priorizadas, sendo que algumas já podem acontecer ainda este ano, e o Comitê Gestor vem trabalhando para que elas aconteçam com a segurança necessária para os alunos e servidores", destaca o coordenador.
PLANEJAMENTO – Logo que as atividades presenciais foram suspensas, a UFOP criou o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, grupo constituído por profissionais de diferentes setores que podem contribuir com a maior qualidade e agilidade na divulgação das informações sobre a pandemia. Também é papel do Comitê definir ações institucionais para evitar a propagação do vírus e protocolos a serem seguidos pela comunidade acadêmica.