Com a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal para toda a comunidade acadêmica da UFOP, a administração da Universidade se reuniu com os três prefeitos das cidades onde a instituição está inserida, Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A pauta dos encontros foram as ações em conjunto para o retorno presencial, que acontece na próxima terça (15).
Os docentes, técnicos-administrativos e estudantes que não completaram o ciclo vacinal vão poder tomar as doses da vacina nos locais informados pelas prefeituras das cidades. Além disso, pode fazer a testagem gratuita para diagnóstico da doença quem estiver sintomático (que apresenta sintomas do vírus) e assintomático (que não apresenta sintomas, mas teve contato com alguém infectado).
Confira abaixo os locais para ter acesso a esses serviços:
VACINAÇÃO |
Documentos obrigatórios paras as três cidades: documento oficial com foto (CNH, RG ou passaporte), CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação. Para os imunossuprimidos é necessário apresentar o relatório médico que comprove a condição.
|
OURO PRETO
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua residência.
Horário de Funcionamento: Cada unidade de saúde tem dia e horário específicos na semana para aplicar a vacina contra a doença. Confira a escala:
Segunda-feira: Manoca, Morro Santana, Nossa Senhora de Carmo (Pocinho), Santa Cruz e Piedade;
Terça-feira: Amarantina, Antônio Pereira,Cachoeira do Campo,Saramenha e Santa Rita de Ouro Preto;
Quarta-feira: Lavras Novas, São Cristóvão e Padre Faria;
Quinta-feira: Bauxita,Caminho dos Diamantes, Rodrigo Silva e Santo Antônio do Salto;
Sexta-feira: Antônio Dias.
Apesar da escala, a vacinação nos locais vai ocorrer mediante a disponibilidade de doses enviadas pelo estado. Desta forma, é necessário realizar um contato prévio com as UBS.
MARIANA
Local: Central de Imunização – Rua Santa Cruz, 368, Barro Preto
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h
A agenda completa de vacinação contra a Covid-19 é liberada no Instagram da prefeitura aos domingos. Mais informações pelo telefone 3558-2062.
JOÃO MONLEVADE
O município possui locais e horários diferentes, nos dias da semana, para cada dose de vacina. Desta forma, quem deseja completar o ciclo vacinal deve acompanhar o cronograma de vacinação no
Instagram ou no
Portal Coronavírus da prefeitura.
TESTAGEM |
Documentos obrigatórios para as três cidades: documento oficial com foto, CPF e cartão do SUS |
Procure o estabelecimentos no 5º dia ápos o início dos sintomas
|
OURO PRETO
Na cidade, de acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, a testagem está sendo realizada na UPA ou na UBS dos bairros. O paciente passa por uma consulta médica e após o diagnóstico, caso necessário, a testagem vai ser feita no laboratório das unidades. Confira:
Sintomáticos e Assintomáticos
Local: Unidade de Pronto Atendimento Dom Orione - Avenida Américo Renné Gianetti, Praça Barão de Saramenha
Unidade Básica de Saúde do seu bairro
Horário de Funcionamento: vai depender do local a ser procurado.
MARIANA
A partir de 27 de junho, as unidades básicas de saúde(polo) do município vão realizar testagem para diagnóstico da Covid-19.
Bairros com Unidades Básicas de Saúde:
- Águas Claras
- Bandeirantes
- Bento Rodrigues/Paracatu
- Cabanas
- Cachoeira do Brumado
- Chácara
- Centro I e II
- Furquim
- Morro Santana
- Monsenhor Horta
- Padre Viegas
- Passagem de Mariana
- Pombal
- Rosário
- Santa Rita Durão
- Santo Antônio
JOÃO MONLEVADE
Com base nas informações fornecidas pela secretária de saúde da cidade, Raquel de Souza Paiva Drumond, as pessoas sintomáticas e assintomáticas devem procurar o laboratório municipal da Policlina (Antigo PA).
Local: Policlínica (Antigo PA) - Avenida Getúlio Vargas, 2740, Belmonte
Horário de Funcionamento: 13h às 16h, de segunda-feira a sexta-fera.
Telefone: (31) 3859-5833
As pessoas que não apresentarem a comprovação vacinal serão impedidas de frequentar presencialmente os espaços acadêmicos dos três campi e estarão sujeitas às sanções específicas das categorias, quando cabível.
A imunização de todos, por meio da vacinação, é considerada o método mais seguro para combater a Covid-19 e a ação mais importante de proteção coletiva!